Tropismes Librairie: Bruxelas – Bélgica

Bruxelas com certeza não é uma capital pela qual me apaixonei. Ela é linda, como nas fotos, realmente.

DSC_0354

Mas fotos não exalam odores. E a capital belga, a meu ver, tem uma estátua com a qual sempre associam a cidade que me parece descrevê-la muito bem: a estátua de Manneken Pis (em português, algo como: “o menino fazendo xixi”). Sim, a cidade cheira à urina, infelizmente.

Se a beleza da cidade se sobrepõe, ou se você não liga para isso, e mesmo assim sonha com uma viagem à Bruxelas, pelo menos, deixe-me dar uma dica imperdível de livraria!

DSC_0371 (1)
Tropismes Librarie

A Tropismes Librairie é uma livraria francófona, com foco em literatura e ciências humanas. Nela, você não encontrará muitos livros em inglês, mas para quem fala francês e curte História Francesa ou é de Ciências Humanas, é uma parada obrigatória. Infelizmente, as duas únicas fotos que tiramos do lugar foram estas. Mas se quiser ver mais fotos, clique aqui, e você será direcionado para a galeria de fotos da livraria.

Mas eles estão super acostumados com os clientes tirando foto, então, sinta-se à vontade.

DSC_0369 (1)

Ela fica na famosa Galeria Les Galeries Royales Saint-Hubert, mas à época, foi construída pelo arquiteto Jean-Pierre Cluysenaar como um salão de baile, o que explica todos esses espelhos. Posteriormente, ainda, o local veio a se tornar um famosíssimo clube de jazz chamado “Blue Note”. Obviamente o local foi reformado para abrigar a livraria, que abriu suas portas em 1984. 

A Les Galeries Royales Saint-Hubert por si só já é maravilhosa e foi inaugurada em 1847 para a alta burguesia de Bruxelas, no auge da arquitetura luxuosa da cidade. Foi construída para que os burgueses pudessem passear por Bruxelas sem ter de se expor a bairros mais pobres, e no passado era preciso pagar para ingressar na galeria.

DSC_0362

Hoje funciona praticamente como uma rua para pedestres coberta, mas com entrada gratuita, e seus transeuntes podem apreciar as mais de 50 boutiques ou lojas (dentre elas,  livrarias), além de teatro, bares e restaurantes.

DSC_0364

DSC_0363
A Galeria é cheia de lojinhas lindas como essa da foto

Apesar de a Galeria ter ficado associado à alta sociedade, é possível comer, tomar um café ou um sorvete por preços acessíveis, lembrando sempre que estamos pensando em termos turísticos. A Galeria também é um dos pontos turísticos mais visitados da capital belga, além da Grand-Place (que fica bem próximo), então, não deixe de dar uma passada na Tropismes.  

Há uma outra livraria, também, especializada em Artes, que também vale uma visita. Vou deixar a fotinho dela aqui para vocês.

DSC_0368 (1)
Livraria especializada em Artes

Outra dica que gostaria de deixar, é para que vocês experimentarem os chocolates da Neuhaus. Eles são maravilhosos, e há opções sem glúten. A atendente de uma das lojas em que eu e meu marido fomos foi muito simpática e solícita, marcando no “folderzinho” da loja todos os chocolates que eu poderia comer.

Acho que nos distraímos tanto com os lindos chocolates que nem lembramos de tirar foto, mas não tem problema. Vou deixar algumas do site deles aqui para vocês babarem.

22696hrcatelierchocoAh, viajar é realmente tudo de bom. Eu posso não ter me apaixonado por Bruxelas, mas não posso dizer que jamais voltaria. Aliás, espero muito poder voltar para Bélgica, mas hoje tenho outras cidades em mente. Ficamos apenas três dias em Bruxelas e não conhecemos muita coisa. Andamos só de transporte público e a pé. Achei bem fácil de andar por Bruxelas. Ela contrasta o velho com o moderno. Bem interessante. Mas acho que realmente, a Livraria Tropismes é uma das mais lindas que tive o prazer de conhecer em toda a minha vida, e só por isso, fez valer muito a ida à capital belga.


Informações adicionais sobre a Livraria Tropismes:

Endereço: Les Galeries Royales Saint-Hubert, Galerie des Princes 11 – Galerie du Roi 5, 1000 Bruxelles, Bélgica. 

Embora a galeria funcione diariamente, 24h, os horários da Livraria seguem abaixo:

Segunda-feira: das 11:00 às 18:30; de terça a quinta-feira: das 10:00 às 18:30, sexta-feira: das 10:00 às 19:30, sábado: das 10:00 às 19:00 e domingo das 13:30 às 18:30.

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Que maldade a foto dos chocolates! rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Foi maldade até comigo mesma! Rsrs

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s