Nossa visita ao Farol Santander – SP

No mês passado, junho, graças a meu irmão conheci lugares que nunca tinha visitado em São Paulo. Um desses lugares foi o Farol Santander (antigo prédio do Banespa). O Farol Santander é um marco de São Paulo, um verdadeiro cartão postal da cidade. Sua arquitetura é inspirada no Empire State, e fica bem no coração da capital paulistana.

Para visitá-lo, você pode comprar os ingressos pela internet (custa R$10,00 – inteiro). O horário é agendado, mas você pode passar o tempo que quiser lá (até dar a hora de fechamento da visitação, claro).

Nem todos os andares são abertos à visita. Abaixo, coloquei foto do “mapa” para vocês saberem o que é acessível ao público.

P_20180623_164419_vHDR_Auto

O legal, claro, é ir ao mirante. Se puder ir na hora do pôr do sol, pode ser uma experiência legal. Mas há outros andares que merecem uma visita.

Antes de iniciar a visita propriamente dita, vocês já podem se deslumbrar com o hall de pé direito altíssimo e esse lustre gigantesco!

IMG-20180706-WA0002

A primeira parte da visita começa do 2º ao 5º andar. No 2º andar tem uma salinha com um vídeo bem rapidinho, que é basicamente um merchand do Santander, mas vale a pena, porque não perde quase nada de tempo e é uma exibição diferente do normal. Não são aquelas salinhas com cadeiras, que fica passando vídeos chatos. Não! É uma sala toda espelhada, e você e mais um grupo pequeno (pois a sala é bem pequena) ficam em pé olhando para uma tela que, obviamente, reflete pela sala toda. Eu gostei.

Do 3º ao 5º andar você terá um pouco da parte histórica do prédio, (é praticamente um museu) que, como disse lá em cima, já abrigou um banco do Estado de São Paulo. Também vale a pena, mesmo que você não seja nenhum entusiasta de museus. Parte da exposição é interativa. Você pode simular a abertura de uma conta-poupança na época e ver quanto teria em 20, 30, 50, 70 anos, por exemplo, corrigidos para o valor atual.

 

P_20180623_160416_vHDR_Auto
Imagina uma reunião aqui

A segunda parta da visita, é do 19º ao 23º andar. No 19º e 20º andar há exposições de artistas. Não sei dizer se as obras exibidas mudam (creio que não). Mas quando fomos, estavam exibindo um trabalho que eu achei muuuuito bacana!

Tirei foto apenas de um dos quadros, que ilustra o próprio Farol Santander.

P_20180623_155639_vHDR_Auto

As fotos expostas que vimos são de Vik Muniz, um artista plástico brasileiro aclamadíssimo (com obras exibidas no MoMa, no Getty Museum, no MaM, entre outros). São várias fotografias coloridas em impressão digital C-Print montada sobre Dibond (políptico). É muito louco como ele faz a composição. Há um videozinho que mostra ele “montando” o quadro, digamos assim. Eu sei que pela minha foto da foto não dá para entender. Mas resumindo, ele pega lixo, entulhos, etc, rearranja-os à sua maneira, e transforma em paisagens urbanas, fotografa e colore digitalmente. O resultado é isso aí em cima. O legal é você ficar procurando e identificando cada objeto que foi utilizado na composição. Vik Muniz ficou muito conhecido por sua temática de sustentabilidade, e, em pleno centro de São Paulo, sua obra não poderia ser mais representativa, não é mesmo?

Continuando o tour, no 21º andar há uma pista de skate. Não é muito grande, claro, porque temos que nos lembrar de que estamos dentro de um prédio! Se você é skatista, também, pode querer ter uma experiência inusitada. Mas, claro, terá de pagar para poder utilizar a pista e alugar um skate. Não sei informar o valor. Vou ficar devendo essa. Mas, se, como nós, não for skatista, pode aproveitar a vista da lateral direita:

P_20180623_161100_vHDR_Auto

P_20180623_161145_vHDR_Auto
Pista de Skate
P_20180623_161118_vHDR_Auto
Skates para locação

Nos 22º e 23º andares há outras exposições. Nós não fomos nesses andares, mas você pode conferir a programação no site deles, já que elas são rotativas. Essas exposições, no entanto, são pagas, compre seu ingresso pela internet também.

No 25º andar há um loft (Loft do 25) para se hospedar. Não é aberto à visitação! O espaço é uma suíte de 400m², com um impressionante pé-direito de 5m(!), todo equipado, inclusive com cozinha, e que deve ter uma vista maravilhosa. A reserva é feita pelo sistema Airbnb. Eles também alugam o espaço para eventos de até 30 pessoas.

E, concluindo, temos o 26º andar, que abriga o mirante e um café lindíssimo (Café Suplicy) com mezanino. Há painéis de vidro cercando todo o andar, o que pode atrapalhar um pouco as fotos. Por enquanto paus de selfie estão permitidos. Em algumas partes dos painéis há identificadores de outros pontos de interesse da cidade de São Paulo, como o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento, etc

P_20180623_163719_vHDR_Auto
Saída para o mirante
P_20180623_163927_vHDR_Auto
Mezanino do café
P_20180623_163947_vHDR_Auto
Comidinhas
P_20180623_163956_vHDR_Auto
Foto para amantes de café (1)
P_20180623_164003_vHDR_Auto
Foto para amantes de café (2)

E foi essa a nossa visita ao Farol!

Não tenho fotos da vista do mirante, mas acho que elas nem fariam jus à realidade. Mesmo assim, espero que tenha convencido vocês de que vale a pena a visita. Além de tudo o que mostrei aqui no post, lembre-se da localização do Farol e já se programe para ir a outros lugares (dicas: O Largo São Bento, a doceria Casa Mathilde, a lojinha Allmini, a Bovespa, o Mosteiro de São Bento, o Mercado Municipal, etc)!


Informações adicionais sobre o Farol Santander:

Endereço: R. João Brícola, 24 – Centro, São Paulo – SP, 01014-010

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 09:00 às 20:00 e aos domingos, das 09:00 às 19:00.

2 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Com certeza, estou convencida que a visita ao Farol vale a pena! Na primeira oportunidade que tivet, conhecerei o Farol!
    Durante a leitura do post interagi com a minha imaginação, auxiliada pelas fotos publicadas, e pude sentir e enxergar a beleza do local.

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Vamos! Depois aproveitamos e passeamos mais no centro. AH, e de lá dá pra ver o terraço do edifício Martinelli

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s