Um passeio cultural pela Av. Paulista – SP

Se você vai a São Paulo, deve reservar pelo menos um dia para passear pela avenida mais famosa da capital, a Avenida Paulista! Já postei aqui no blog sobre a Japan House, da qual vou falar brevemente mais um pouco hoje, mas também vou dar outras dicas de lugares para você visitar e ter um passeio cultural completo!

Japan House – SP

Começando pela própria Japan House, há exposições e eventos ocorrendo o tempo todo por lá. Você pode se programar entrando no site deles para ver a agenda cultural deles. Agora no mês de agosto, até 30 de setembro, por exemplo, está em cartaz a exposição “Aromas e Sabores”, que foi o que eu mais curti nessa última visita no final de julho, e a Muji Store. Em “Aromas e Sabores” você encontrará um espaço cultural bem interativo (inclusive de degustação) descobrindo os aromas e sabores do Japão. Quem é descendente como eu talvez já conheça muitos deles, mas mesmo assim vale a pena, viu? Vá lá tentar identificar os sabores de shoyu, wasabe, uva japonesa e melão comendo balinhas de gelatina, tipo fini, sabe (e é sem glúten, viu? – não ia deixar passar essa).

P_20180721_113747_vHDR_Auto
Painel meramente decorativo na exposição “Aromas e Sabores”

Lá tem também o trabalho super bacana da Maki Ueda (não, não é parente minha), que eu até já falei no meu Instagram.

P_20180721_113916_vHDR_Auto

Ela criou o “Labirinto Olfativo”, um espaço que simula a sensação de estar entre 3 cerejeiras (o famoso sakura) somente através do olfato. Incrível.

P_20180721_113929_vHDR_Auto
Apure seu olfato e venha sentir o aroma de cerejeiras na Japan House – SP

Ahh! Até a princesa Mako esteve lá, você não vai querer perder também, né?

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horários de funcionamento: terça a sábado das 10:00 às 22:00, domingos das 10:00 às 18:00. Fechado às segundas.


Casa das Rosas

A Casa das Rosas é uma mansão estilo francês que foi construída no ano de 1935 e permanece “viva”, preservada, em meio aos prédios contemporâneos, comerciais e corporativos da Avenida Paulista. Hoje a Casa funciona como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (que percurso literário, hein!), onde ocorrem eventos ligados, como o nome sugere, à poesia e literatura. Há cursos e oficinas que são oferecidos na Casa, e você que tem mais tempo ou já mora em São Paulo e gosta do assunto, basta também visitar o site deles e conferir a programação completa.

_DSC7871-Pano

Mesmo que você não seja um entusiasta da poesia, certamente pode apreciar a visita desse casarão da década de 30, com seus muitos cômodos. E claro, até aproveitar para fazer umas fotinhos lindas (aviso: fotos profissionais requerem agendamento e permissão), porque o lugar é muito bonito!

 

Se você for de manhã, pode inclusive tomar um belo café da manhã, ou até almoçar, se já for perto da hora do almoço. Porque há um café/restaurante na Casa, o Caffe Ristoro. Também para aqueles que curtem ler um bom livro com um bom café, esse é o lugar! Sinta-se à vontade para sentar às mesinhas, pedir o café do seu agrado e ler.

P_20180331_144950_vHDR_Auto (1)

P_20180331_151623_vHDR_Auto
O cappuccino gelado deles é uma delícia!
P_20180721_110026_vHDR_Auto
Pãozinho de queijo de manhã vai muito bem…

P_20180721_185310_vHDR_Auto

Ah, e a dica mesmo, é esse brownie ma-ra-vi-lho-so da Casa Mantom. E o mais incrível é que são sem glúten! Tem vários sabores que eles vendem lá… mal posso esperar a próxima ida a SP só para provar os outros!!!

E, por fim, não deixe de visitar a livraria da Casa das Rosas, Giostri. Há muitos livros diferentes e excelentes lá, de editoras independentes e que dificilmente você encontrará nas grandes redes de livrarias. Infelizmente, quando fomos a Giostri estava fechada, não sei por qual motivo. Mas o horário de funcionamento dela é o mesmo da Casa.

A entrada à Casa é franca, possui estacionamento conveniado e conta com rampas de acesso e elevador para cadeirantes.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso, São Paulo – SP.

Horários de funcionamento: terça a sábado das 10:00 às 22:00, domingos e feriados das 10:00 às 18:00. Fechado às segundas.


Itaú Cultural

Esse foi um lugar que já tinha visto muito no Instagram de outras pessoas, mas mesmo já tendo ido tantas e tantas vezes à Av. Paulista, nunca tinha entrado. Dessa vez a curiosidade foi grande e não deixei de fora a visita. E valeu a pena!

Por ser um espaço cultural, há sempre eventos, cursos, oficinas acontecendo. Da mesma forma, visite o site deles e programe-se! Dicas:  01) se você tem filhos pequenos, todo final de semana há contação de histórias para crianças; 02) deixe sua mochila/sacola no guarda-volumes antes de adentrar nas exposições; 03) espero que você seja mais bem atendido que eu no café de lá. A atendente do caixa foi super estúpida comigo, o que lamento muito o ocorrido, sinceramente, num espaço que dissemina a cultura. Fica aqui, então, registrado, minha única reclamação do lugar. 

Seguindo. Na nossa visita, estava acontecendo uma exposição do arquiteto e designer carioca Sergio Rodrigues. Sei muito pouco de arquitetura, de modo que focamos em outras exposições. Mas para quem é da área, principalmente de design de produtos, super recomendo.

Até 12 de agosto (ainda dá tempo), você pode visitar também o espaço Ocupação Antonio Candido. Antonio Candido foi um dos maiores críticos literários do Brasil, e a exposição homenageia sua pessoa e seu trabalho. Ele morreu no ano passado (2017), e, se vivo, completaria em 24 de julho 100 anos.

P_20180721_115208_vHDR_Auto

E, por fim (ao menos no que tivemos tempo de ver), o Espaço Olavo Setubal, que conta com um acervo permanente, com pinturas, gravuras, livros, objetos sobre a história do Brasil. Impressionante, de verdade. Não sabia que era tão incrível essa exposição. Me senti como nos museus na Holanda.

P_20180721_120818_vHDR_Auto
Esse painel ❤

Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP.

Horários de funcionamento: terça a sexta das 09:00 às 20:00; sábados, domingos e feriados das 11:00 às 20:00. Fechado às segundas.


Reserva Cultural

Outro espaço cultural na Avenida Paulista, esse com 4 salas de cinema, um café/bistrô, e até uma livraria. Eu confesso que fui até lá pela livraria, porque nem teríamos tempo para assistir a filme algum. Mas os filmes que estavam em cartaz eram totalmente a minha cara! A primeira e única vez que fui num desses filmes em São Paulo foi com meus pais, e eu gostei muito. Aqui em Londrina/PR, o cinema que se aproxima bastante da proposta de salas de exibição da Reserva Cultural é o cinema do Shopping Com-Tour/UEL, que eu também gosto bastante.

Se você tiver mais tempo, confira a programação das salas da Reserva Cultural aqui.

A livraria que tem no local é a Blooks. Essa unidade do Reserva Cultural é bem pequena, mas muito completa. Lá você encontra livros de poesia a gastronomia. Além de tudo, vai dizer que ela não tem seus próprios encantos?

_DSC7885

E, se você já for até lá para pegar um filminho, não vejo porque não dar uma passada na livraria, certo?

Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP.

Horários de funcionamento: terça a sexta das 09:00 às 20:00; sábados, domingos e feriados das 11:00 às 20:00. Fechado às segundas.


Espero que tenham gostado do nosso passeio cultural. Sei que falei bem superficialmente de cada lugar, mas foi pra evitar um post gigantesco.

E bom, além de todos os lugares que falei acima, há muitos outros ainda a serem explorados com certeza, fora os já bem conhecidos, como a Livraria Cultura e a Livraria Martins Fontes. Mas, como eu disse, é preciso pelo menos um dia inteiro para percorrer a Paulista e conhecer alguns dos seus muitos espaços culturais. Se você conhece algum que não esteja na lista, deixe a dica aqui para mim, vou adorar visitar numa próxima ida a São Paulo. Obrigada 🙂

P_20180721_153726_vHDR_Auto
A Livraria Cultura dispensa apresentações, não é mesmo?
Publicidade

10 comentários

  1. Oies! Uma pessoa fora de São Paulo que conhece mais São Paulo do que eu, rs Eu sou apaixonada pela Av. Paulista, mas confesso que não aproveito todos os locais como deveria, já que sou de Sampa e tenho acesso mais rápido a estes lugares. O mais legal é que cada local que vc indicou é muito próximo ao outro, sugiro o Sesc que abriu recentemente e quando puder visitar a Paulista nos domingos é um amor à parte, a avenida fica fechada e você pode ver de tudo, desde aula de zumba, banda tocando jazz, dança, arte, comida e muito mais! ❤ Bjos da Cah!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, não fomos ao Sesc pq tinha uma fila enorme pra entrar hahaha, não sei o que estava tendo lá.
      Eu morro de vontade de ir correr pela paulista hahaha. De domingo deve ser bom pra isso. Já vi um cara vestido de flash correndo lá 😂😂😂 pensei: “coisas que só vemos em SP”
      Ah e adoro o povo que fica tocando música nas calçadas rsrsrs. Av. Paulista é tudo de bom!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s