Resenha: Krystallo – Jornadas para além das Fronteiras – Raphael Fraemam

No segundo semestre deste ano de 2018 comecei, ainda que de forma bastante tímida, uma campanha para ler mais livros nacionais, algo que pretendo tornar uma verdadeira meta para 2019, expandindo a campanha, com mais evidência, porém, tanto no blog quanto no Instagram do blog, por meio de divulgação das obras lidas, sejam elas em parceria com o(a) autor(a) ou não.

Por sorte, já no último trimestre do ano, tive a felicidade de conhecer o projeto da saga Krystallo, escrita por Raphael Fraemam.

Por que projeto?

Eu poderia simplesmente dizer que tive a oportunidade de ler o livro Krystallo: Jornadas para Além das Fronteiras, mas o autor foi bem mais além. Com uma impecável apresentação do livro, de seus personagens, de sua estrutura, do foco da narrativa, da arte de Mariana Teixeira, e a proposta de divulgação da obra, não há como falar de Krystallo sem tratá-lo como um verdadeiro projeto.

P_20181117_181444_vHDR_Auto_1

Sinopse:

Econ e Opus são a duas maiores potências do mundo de Emperon. Elas detêm o controle total dos cristais amarelos (krystallos amarelos) que são uma poderosa fonte de energia inesgotável e limpa. Porém, ambos os países vivem em guerra entre si, guerra esta que já dura mais de cem anos.

Tomé Stalmer e Gray Frost são dois jovens, respectivamente de Econ e Opus, que, por motivos diferentes, acabam indo para países do sul do continente de Parsagena, onde descobrem realidades bem distintas das “verdades” que aprenderam sobre tais países “subdesenvolvidos” em suas escolas.

As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História. 

P_20181117_185550_vHDR_Auto_1

Minhas impressões:

Quando iniciei a leitura de Krystallo, me senti um pouco perdida em suas primeiras páginas, que trazem ao leitor, logo de cara, um diálogo já em andamento, acerca de um evidente ajuste de jogo político.

Felizmente, terminado o primeiro capítulo, essa errônea impressão se esvaiu por completo, e comecei a me deparar com um enredo incrível, digno de grandes editoras.

O projeto Krystallo, aliás, é voltado para fãs de Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes. Desses, eu confesso que só li Harry Potter, por isso, vou me limitar a trazer minhas impressões pensando nesse público.

De fato, estamos diante de uma obra de fantasia cheia de aventuras muito bem construída. Há diversos elementos que podemos encontrar em Krystallo que nos remetem ao mundo de magia de HP: criaturas mágicas, objetos poderosos, jovens destemidos apenas em idade escolar, dentre outras coisas. Mas, o que mais me fascinou em Krystallo, e que também foi um dos motivos pelos quais tanto gostei de HP, é a força feminina. Não sei quantos de vocês leitores são fãs de Hermione, que para mim é uma verdadeira heroína da saga de Harry Potter. Pois bem, em Krystallo, na falta de uma personagem feminina de destaque, temos ao menos três que mais se sobressaem, havendo ainda outras secundárias, e nem por isso menos admiráveis mulheres na história, esbanjando não apenas bravura e inteligência, mas também demonstrando o bom senso, o valor da família,  e uma das forças mais poderosas do mundo: o amor.

Assim, prepare-se para ler uma história empolgante e completa, com criaturas lendárias como o hipogrifo, participação de piratas, governos corruptos, guerra, organizações secretas, traições, jogadas estratégicas, reviravoltas e até romance.

Com personagens muito bem desenvolvidos, cenários riquíssimos de detalhes, mas sem aquele cansaço pela lenta progressão dos fatos, o leitor se verá envolvido do começo ao fim do livro, ávido por ver sua curiosidade chegar ao fim.

Quem gosta de narrativas que exploram contextos políticos e a dualidade “força-fragilidade” das democracias vai encontrar em Krystallo um entretenimento de  alta qualidade, com o gostinho de desfrutar de uma feliz combinação entre fantasia e ficção. Fica apenas o questionamento: qualquer semelhança entre as ideologias radicais do livro e as da realidade são meras coincidências? Leia e tire suas próprias conclusões. Só vou adiantando: não há resposta certa, ok?

O que é certo, porém, é que estamos diante de uma leitura imperdível. São livros como Krystallo que inspiram confiança na minha meta de ler mais literatura nacional. Valorizamos tanto escritores de fora, quando temos aqui também escritores talentosos e dedicados como Raphael Fraemam, que produzem obras excelentes. Infelizmente, o mercado editorial não se mostra muito propício para esses talentos, não só aqui no Brasil, claro, fazendo com que eles tenham de recorrer a formas diversas de publicação e divulgação da obra. Quem sabe Krystallo venha a ganhar o reconhecimento que merece e um dia consiga ser publicado em seus moldes tradicionais, através de uma editora? Acredito que quanto melhor e mais divulgado, melhor, por isso, ficam aqui todas as minhas recomendações dessa leitura.

Ficou curioso? Saiba mais sobre a obra acessando abaixo o link direto para a compra do e-book pela Amazon ou acesse o Instagram: @sagakrystallo.

divulgação
Imagem: divulgação

Informações adicionais sobre o livro:

Formato: eBook Kindle

Tamanho do arquivo: 1492 KB  390 páginas

Vendas disponíveis em: site da Amazon

Sobre o autor:

Raphael Fraemam mora em Recife/PE, onde é professor da Faculdade de Direito da UFPE, além de ser advogado e, claro, escritor.

 

4 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Embora não seja fã de ficção, adorei o post. E pelo jeito, o livro promete!
    Fico pensando … quanta criatividade, imaginação, informação são necessárias para mergulhar no mundo da ficção… é talento apenas?

    Parabéns pela resenha!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Tem talento envolvido sim, e muito! Mas o Raphael destaca no projeto dele todo o trabalho dele, em que, pra mim, fica muito claro a dedicação dele, a força de vontade de ver um sonho realizado, e que talento isoladamente não faz milagre.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s