Bastion Books – Victoria – BC – Canadá

Olá, leitores lindos!

Prontos para conhecer a segunda livraria que visitei em Victoria?

Essa livraria na verdade é um sebo, pois os livros vendidos são livros de segunda mão, usados, às vezes até raros, ou edições de colecionadores. Trata-se da Bastion Books, que fica bem próximo da Munro’s Books, outra livraria que já apresentei para você aqui.

_DSC8583

A Bastion Books é um pouco escondida, embora ela se localize num ponto bastante turístico também de Victoria, a Bastion Square, onde acontece todas as quintas-feiras aos domingos uma feirinha, a Bastion Square Public Market, com alguns artistas locais, das 10:00 às 16:00. Nos dias em que não há feira na Bastion Square, ainda assim vale uma visita, principalmente na primavera/verão, que é sempre muito florido.

_DSC8407
Vista inferior da Bastion Square – ao fundo, no centro, as barracas da feirinha
_DSC8477
Vista da Bastion Square para as docas

E se você também ama livros, e principalmente sebos, vai adorar a Bastion Books!

A entrada da loja é bem discreta, mas não tem como não reparar no carinho com que é pensada a sua decoração sugestiva de livros.

_DSC8589

Quem estava na loja no dia em que passei por lá para conhecê-la era uma senhorinha muito fofa e simpática. Como na hora só tinha eu, perguntei se tudo bem eu tirar algumas fotos. Ela respondeu que sim, com um sorriso tão tímido mas amável quanto minha pergunta.

_DSC8479
Uma das janelas da loja servindo de vitrine

_DSC8595

Achei a decoração e o ambiente da livraria uma mistura de casa de vovó de contos de fadas com a de um professor/escritor que ama livros: antigo, acolhedor e convidativo para a exploração às minúcias.

_DSC8592
Um cantinho com livros infantis

_DSC8597_DSC8617

Depois de um tempo entrou outro cliente, que ficou um bom par de minutos só nas estantes de filosofia, o que me impediu na hora de ver o que tinha por lá para eu passar para o meu marido.

_DSC8602_DSC8608_DSC8614

Acabei encontrando um livro de Alice, do Lewis Carroll, para aumentar minha coleção, e foi o que eu levei, depois de tirar bastante foto e perscrutar muitas prateleiras de livros. Quando fui pagar, a senhora agradeceu minha compra e disse que ficou feliz por eu ter encontrado algo do meu agrado. Achei curioso também o fato de que ela fez as anotações num caderno-livro, todo à mão e a lápis, muito embora houvesse um monitor muito modernoso no balcão, o que indica que havia um computador na loja. De qualquer forma, creio que o fato só enriqueceu ainda mais a experiência e aumentou a sensação de “casa de vovó”.

P_20190606_194008_vHDR_Auto
O livro que comprei de Alice

Fiquei de me encontrar com meu marido depois do curso dele ali na Bastion Square, e perguntei se ele queria conhecer também a Bastion Books, ao que ele respondeu afirmativamente, claro.

_DSC8599

Voltei à loja, dessa vez acompanhado do marido, e anunciei à senhorinha: “Olá, eu voltei!”, e ela me cumprimentou novamente com o mesmo sorriso. Acho que toda livraria deveria receber seus clientes com o sorriso daquela senhora. Deveria ser uma regra.

_DSC8621

O outro cliente finalmente tinha liberado as estantes de filosofia, e então meu marido se pôs a esmiuçá-las. Achou interessante o que havia, mas nada que ele quisesse levar ou já não tivesse. Aliás, ele não comprou nenhum livro no Canadá. Acontece, principalmente com ele, que geralmente só compra livros das áreas que ele estuda/trabalha. Como eu sou uma leitora aberta a infinitas possibilidade de leitura, é sempre mais comum que eu compre algum livro nas viagens, e não o contrário.

_DSC8624

Eu, por exemplo, acho interessante até livros assim, como esse de cima. O Capitão James Cook tem até uma estátua em Victoria, porque ele foi um navegador e cartógrafo britânico muito importante não apenas para a Grã-Bretanha, mas de um modo geral para as navegações devido aos seus conhecimentos e explorações.

P_20190604_201958_vHDR_On

Cook mapeou a Terra Nova (no Canadá) em 1763 e foi homenageado pela Coroa Britânica pelo feito e foi elevado a cargo de comandante do HM Bark Endeavour, quando começam suas expedições ao Pacífico. Na última delas, acaba parando no Havaí, onde é morto por nativos em 1779. Com sua morte, assume o Capitão William Bligh, que também ficou famoso, mas por conta do motim no HMS Bounty, e cuja história foi até adaptada para ficção pelo escritor John Boyne no livro O Garoto no Convés.

No final, eu sempre consigo vislumbrar um percurso literário além do esperado e isso só aumenta minha paixão pelas viagens!

_DSC8605

Acho que essa foi uma das livrarias que mais me marcou até hoje, e que com certeza vai ficar na minha memória e ter um lugar especial reservado no meu coração.

Há diversos gêneros de livros, como espero que tenha ficado perceptível pelas fotos. Foi lá que eu vi pela primeira vez, ao vivo, os livros da Folio Society que eu acho lindíssimas as edições.

_DSC8619
Livros da Folio Society

Se você é amante de livrarias no estilo sebo, eu recomendo a visita ao Bastion Books, e espero que, assim como eu, você encontre algo que lhe agrade.


Informações adicionais sobre a livraria:

Endereço: 14 Bastion Square, Victoria, BC, Canadá

Horários de funcionamento: aos domingos e segundas, das 12:00 às 16:00; às terças, das 11:00 às 17:00; de quarta a sábado, das 10:30 às 17:30.

5 comentários Adicione o seu

  1. Estou encantado com a graciosidade do lugar. Realmente você passou por uma viagem inesquecível

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei o post. Dicas maravilhosas e lugares lindos. Muito lindo o livro que vc comprou e aquela poltrona com estampa de livros, que charme! Além de tudo, ainda conheci um pouco mais de História. Maravilhoso! ♥♥♥

    Curtir

  3. A poltrona é maravilhosa, assim como todo o lugar e o post! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Monica disse:

    Esse sebo é muito charmoso. Terei o maior prazer em visita-lo caso, um dia, vá para Victoria

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Ahh, vale uma visita porque ela fica no miolinho mais lindo da cidade! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s