Vou começar o post de hoje com um desabafo, uma confissão, uma notícia pequena, mas a meu ver, digno de nota. Espero que me perdoem se não concordarem.
Como muitos de vocês já devem saber, tive a oportunidade de conhecer um pequeno pedaço do Canadá no mês de junho deste ano, a cidade de Victoria. Quem acompanha o blog há algum tempo já, sabe também que eu e meu marido tínhamos o plano de nos mudar para o país, dentro de alguns anos. Sim, tínhamos. Felizmente e infelizmente, o mundo dá voltas, e outras coisas aconteceram, coisas que não esperávamos, mas que nos trouxe muita alegria, e novos desafios. Vamos continuar no Brasil. Meu marido, que estava sem perspectivas para sua carreira profissional, foi aprovado recentemente num concurso da UFRJ como professor. O sonho dele sempre foi tornar-se um professor universitário. Estou muito orgulhosa, e sei o quanto ele trilhou para chegar onde chegou. Mas os planos de nos mudarmos para o Canadá, obviamente, foram postos em suspensão. Quem sabe voltemos a colocá-lo em ação quando o mundo girar novamente outras voltas?
Mas a meta de ler livros da literatura canadense continua de pé!
Victoria, British Columbia – Canadá
Fato é que, ainda assim, adorei ter conhecido o Canadá, e espero voltar ao país mais vezes sim, afinal, ficamos apenas em uma cidade. Já falei para vocês de Victoria neste post aqui. E, deu para ver que a cidade não é tão grande. Apesar disso, tive a grata surpresa de visitar 5 livrarias lindas nessa bela e pequena cidade.
Começo trazendo a livraria que mais me encantou, e que por ficar bem no centro da cidade, também é a mais imperdível, a meu ver.
A Munro’s Books é uma livraria que já chama a atenção do lado de fora. Com uma fachada elegante e plaquinhas douradas, recebemos um convite irrecusável para conhecê-la por dentro também. E é aí que a magia acontece!
A loja figura sempre nas listas das livrarias mais belas do mundo. Aliás, ela também é uma das livrarias trazidas no livro Book Shops, e fico muito feliz de ter “riscado” mais um destino da minha lista de “Livrarias pelo Mundo” a conhecer (essa lista, sinceramente, espero que não tenha fim, e que sempre surjam novas e belas livrarias pelo mundo).
Segundo o livro Book Shops¹, a Munro’s Book abriu suas portas no ano de 1963, como uma modesta livraria, vendendo edições mais simples de livros (paperback). O prédio que ocupa trata-se, na verdade, de um prédio neo-clássico dos anos 1909, projetado pelo arquiteto Thomas Hooper, principal arquiteto dos prédios do The Royal Bank of Canada. A arquitetura ressoa, com suas colunas e seu teto, em caixotões, à belíssima livraria de Éfesos dos romanos. Somente nos anos 1950 é que Jim Munro adquiriu o prédio, modernizando-o e restaurando-o em apenas 8 semanas de obras e reformas e imediatamente abrindo as portas da livraria.

É realmente uma livraria muito bela, e foram necessárias três visitas para mim, para que eu pudesse focar em procurar livros em vez de apreciar a beleza do lugar. Foi inclusive somente na minha terceira visita que reparei que havia 2 estandes cheios, só com livros em promoção! Foi nelas que encontrei o livro The New York Times Footsteps: Literary Pilgrimages around the world². Com certeza haverá resenha dele aqui futuramente.
Mas, mesmo numa primeira visita, pude facilmente notar que na livraria havia uma seção de livros de autores canadenses (Canadian Fiction), outra só com assuntos e temas sobre o Canadá (Canadiana), bem como livros que exploram o Canadá mesmo na seção infantil. Achei uma gracinha, por exemplo, o livro ABC of Canada, que ensina o alfabeto às crianças com base nos animais que são encontrados na fauna canadense.
Aliás, os canadenses são bastante patrióticos, como logo pude constatar. Mas não são apenas os nascidos lá, os naturalizados e os em vias de naturalização também. E achei isso muito bacana. Cerca de 1/3 da população do Canadá é formada por imigrantes, e isso fica muito nítido estando lá. Um terço é muita coisa, e é reconfortante saber que esses imigrantes são bem recebidos, a ponto de chamarem o país de lar e abraçá-lo como sua pátria.



Também achei bem legal que há sugestões pela livraria toda do pessoal da própria livraria (Staff Pick):

E que eles também destacam os autores locais. Foi graças essa facilidade de encontrar obras locais que pude escolher um livro bem genuinamente com sabor de souvenir para mim, já que acabei comprando um livro de autor nascido em Victoria, Patrick Lane:

A livraria tem um espaço bastante amplo, como espero que vocês tenham conseguido visualizar pelas fotos, e é possível gastar um bom tempo esmiuçando cada longo corredor de prateleiras. Há livros dos mais variados gêneros: Ficção em geral, Ficção Científica, Infantil, Infanto Juvenil, YA, Culinária, Jardinagem, Esportes, Viagens, Turismo, História, Filosofia, Poesia, Teatro, Artes, etc. Além de itens de papelaria, tudo muito lindo, fazendo jus à beleza da loja em si:







Foi na Munro’s, também, que eu comprei uma ecobag linda. No Canadá, assim como nos EUA, se você quiser uma sacola plástica para suas compras em cada estabelecimento, inclusive mercados, ela deve ser paga. É uma política interessante para evitar desperdício e que tem uma preocupação sustentável e ecológica. Assim, é muito comum que as pessoas carreguem ecobags. Eu havia me esquecido disso e acabei não levando nenhuma ecobag. Mas resolvi isso ao encontrar uma linda nesta livraria. A Day do @leiturela até brincou que devíamos começar o desafio “lendo a sacola da Isa”, porque nós duas não lemos nenhum dos livros da estampa. Não foi uma compra barata, mas o tanto que eu usei ela lá em Victoria e o quanto ainda vou usar aqui e em outras viagens compensa o valor.

E aí? Se apaixonaram pela livraria também como eu? Se eu tivesse apenas conhecido essa livraria em Victoria, eu estaria muito satisfeita.
Para os amantes de cafeterias que sentiram falta de um café anexo à livraria, uma boa notícia, tem uma casa de chás (que serve café também, ok?) bem famosa, a Murchie’s, e que fica bem ao lado da Munro’s. Ficou curioso para saber sobre ela? Aguarde o próximo post, que vou falar sobre a Murchie’s.
Até em breve, pessoal!
Notas:
¹ Markus S. Braun (ed.). Long-established and the most fashionable book shops. Braun, 2012, p. 110.
² O título, numa tradução livre: The New York Times Passos: peregrinações literárias ao redor do mundo.
Informações adicionais sobre a livraria Munro’s Books:
Endereço: 1108 Government St, Victoria, BC, Canadá
Horários de atendimento: domingo e segunda, das 09:30 às 18:00; de terça e quarta, das 09:00 às 19:30; e de quinta a sábado, das 09:00 às 21:30 (sim os horários canadenses podem ser um pouco estranhos para nós brasileiros).
Lugar lindo! Ainda bem que tenho seus post para poder conhecer estes lugares. 🙂 🙂 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico muito feliz em poder sempre mostrar espaços literários novos pra vcs! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que livraria linda. 😍😍😍 Quem sabe, se um for a Victoria eu tenha oportunidade de conhecê-la.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, sim! Se for, não pode deixar de conhecer!
CurtirCurtir
Ahhh ❤ ❤
CurtirCurtir