Book Shops – O livro das livrarias

Imagine um livro só sobre livrarias. As mais lindas possíveis. Pois ele existe!

Book Shops é um livro principalmente sobre livrarias. Nele estão catjo alogadas livrarias não apenas já devidamente consolidadas no mercado, mas também as mais elegantes do mundo. A obra expõe ao todo 49 livrarias, e o Brasil não faz feio: conta com 3 livrarias na relação!

_DSC6118

O livro acaba focando mais nas fotografias (que são muito lindas) do que no texto, de modo que haverá apenas uma breve apresentação de cada livraria. No entanto, antes de chegarmos às livrarias selecionadas em si, há todo um histórico do surgimento do que hoje se conhece como livraria, desde a era do papiro, quando se desenvolveu um verdadeiro comércio da escrita pela primeira vez, chegando até a era digital, deixando no ar a dúvida que já paira entre muitas editoras quanto ao futuro incerto da tradicional venda de livros impressos: como poderão os livros e livrarias sobreviver?

Não quero assustar ninguém, mas somente na Grã-Bretranha, de 2005 a 2011, 2000 livrarias fecharam as portas. Nesse ínterim, 580 cidades perderam suas livrarias.

Eu conheço algumas pessoas que de fato estão migrando dos livros “físicos” para os digitais, pela facilidade, comodidade, custo e espaço. Obviamente, são pessoas que não têm tanto interesse em colecionar livros propriamente dito, mas sentem prazer da simples leitura. Eu mesma passei a ler mais e-books do que poderia imaginar, mas ainda não me vejo deixando de comprar livros que eu possa efetivamente dispor na minha estante, feito coração de mãe: ora, sempre cabe mais um. No que depender de mim e outros bibliófilos, acredito que embora o cenário seja temeroso, as livrarias podem continuar existindo, e as editoras terão apenas de trabalhar conjuntamente com a publicação de livros em ambos os formatos.

E enquanto essas lindas livrarias existirem, meu sonho é poder conhecê-las todas. Por enquanto tive a feliz oportunidade de visitar 4 das 49 destacadas pelo livro. Mas aos poucos vou trazendo meus posts sobre elas e, quem sabe, de outras que tiver a chance de visitar. Uma delas já tem post aqui!


O livro Book Shops: long-established and the most fashionable foi publicado em 2012 pela editora Braun, de Markus Sebastian Braun. O meu exemplar foi adquirido em 2017, na Livraria da Vila de Londrina – Shopping Aurora.

8 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    É sempre muito bom ler os seus posts. Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Encontrando esse livro em uma estante, lembraria deste blog e de sua apaixonada autora, Isa Ueda.
    Devem ser imagens nessa publicação de nos fazer cair o queixo e deixar curiosos feito crianças.
    Sobre o futuro das livrarias físicas seu futuro é incerto. O livro digital possui metade da responsabilidade pelo fechamento progressivo das lojas de livros ao redor do mundo. A outra metade corresponde à venda online de livros de papel, transportando a livraria que ficava em um prédio de madeira ou concreto para um virtual que fica em um site eletrônico.
    Quando ao livro em papel, este nunca acabará. O digital e o tradicional conviverão tranquilamente.
    De qualquer modo, Isa, é gostoso ler o que você produz movida por sua paixão e alegria, que nos influencia e nos faz gostar ainda mais do universo mágico das livrarias e da literatura, das viagens bonitas e culturais, das coisas em que exercitamos as inteligências e imaginação.
    Você e este blog são tão sensacionais quanto as mais encantadoras livrarias do mundo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Agradeço muito esse comentário tão lindo e cheio de carinho! Segunda-feira trarei um post que discute um pouco mais a questão das livrarias, que recai na segunda metade do motivo que você muito bem apontou.
      Aguarde! 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s