Vincent Van Gogh Action Figure

A Kickstarter é uma comunidade global que apoia artistas no sentido mais abrangente possível: artistas propriamente dito, músicos, cineastas, designers, etc., dando a eles todo suporte que precisam para que suas ideias saiam do papel e ganhem vida.

Por meio dessa plataforma, mais de 30 mil projetos já foram beneficiados, desde 2009, quando foi lançada. Projetos criativos devem ser estimulados, e a Kickstarter tem isso como meta. Embora seja uma entidade que visa ao lucro, ela está obrigada a levar em conta em suas decisões não apenas seus acionistas, mas o impacto delas na sociedade.

Um projeto que me encantou logo que tomei conhecimento de sua existência foi do Today is Art Day, que tenciona tornar a história da arte mais divertida e acessível. Você pode visitar a página deles aqui e conhecer melhor os projetos que ele apoiou ou criou. Mas, para dar uma resumida, é basicamente isso que eu falei. O primeiro projeto que foi criado pela Today is Art Day foi a action figure do Vincent Van Gogh. Sim, essa coisa linda que está na foto!

 

Este Van Gogh tem seus charmes. Ele vem com um pincel removível, bem como – e esse o mais legal – a orelha esquerda removível, podendo ser substituída por uma bandagem curativa. Show demais! Além disso, acompanha a figura colecionável um cartão com alguma das obras mais famosas do artista que você pode recortar e colocar num cavalete de papel. Por fim, na parte posterior da caixinha há 10 fatos sobre Vincent. A ideia, claro, é fazer as pessoas tomarem conhecimento de algumas de suas pinturas e despertar o interesse sobre o artista holandês.

Se você gostou do projeto mas ainda assim gostaria de saber um pouco mais sobre Vincent, tenho algumas recomendações de leitura!

A primeira delas é minha escolha favorita, e é um HQ! Lindamente ilustrado e divertido de se ler, pode ser uma boa opção para os iniciantes. Para uma leitura mais densa, eu recomendo a biografia do artista da Taschen. É mais aprofundada, mas é muito gostoso de ler. Para os mais empolgados, eu aconselho a edição da Companhia das Letras (eu mesma nunca li inteiro) em conjunto com o “Cartas a Théo”, da L&PM (que leio nas minhas horas vagas – leitura em andamento há um tempo já).


Atualmente a Today is Art Day já está com mais dois projetos, também de action figures, ou como eles chamam “Art History Heroes Collection” – Coleção de heróis de História da Arte: Frida Khalo, e o mais recém lançado: dos três antigos mestres, Leonardo da Vinci, Vermeer e Rembrandt.

Para cada projeto que eles lançam, é feito o protótipo das action figures e estabelecida uma meta de valor a ser arrecadado. São então abertas as oportunidades para apoiadores (você, ao comprar a figura ou apenas fazer uma doação) colaborarem, e, caso a meta seja atingida até o prazo estipulado, o projeto é custeado e as figuras saem do papel para se tornarem reais.

Eu estou apaixonada pelo meu Van Gogh, e já pretendo aderir a outra campanha deles. Apenas me decidindo por qual dos três mestres vou adotar. E você? Já decidiu qual artista vai figurar nas suas prateleiras? Todos? Bem que eu queria.

Publicidade

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s