Conforme prometido, no post de hoje vou falar sobre a Murchie’s Tea & Coffee, uma casa de chás e cafeteria de Victoria, BC, Canada, e que fica bem ao lado da lindíssima livraria Munro’s Books que eu falei na última postagem do blog.
A Murchie’s, como empresa, existe desde 1894, e, portanto, este ano ela completa 125 anos. Por causa da data comemorativa, nessa oportunidade em que fui conhecer uma de suas lojas, havia muitas mercadorias divulgando os seus 125 anos, com promoções e degustações, blends especiais e outras novidades.
Eu imagino que as degustações sejam rotineiras, mesmo que não esteja havendo nenhum tipo de celebração, mas cada dia eles colocam um chá diferente para se provar.
Acabei não tirando fotos o suficiente da loja em si (embora vocês vão ver que tem bastante no post). O espaço é bem grande, e faltaram fotos da parte do balcão da loja onde ficam os grãos de café. Na primeira foto, não sei se vocês conseguiram reparar, mas há duas entradas, uma à direita, com duas portas, e outra igual à esquerda. Na entrada à direita, adentra-se a cafeteria. As pessoas já têm o hábito de entrar e logo formar uma fila para os caixas. Como a maioria que vai lá são residentes, já sabem o que irão pedir. Não era o meu caso, então fiquei alguns passos atrás da fila que se formou, mas de onde eu conseguisse enxergar o menu, que se encontra num painel bem grande atrás do balcão e caixas. Fica a dica para você que for visitar o lugar pela primeira vez também.

Ao longo da fila, que costuma ser longa, mas rápida, é possível ver também a vitrine, onde ficam expostos os doces. Infelizmente para mim não havia nenhuma opção, mas não achei problema algum, afinal, com o frio que estava fazendo, poder me abrigar já era bom o suficiente.
Dá para ter uma ideia dos preços dos doces (em $ canadenses) pelas fotos abaixo:
Não achei o preço absurdo, mesmo fazendo a conversão. Só não esqueça que eles têm tax, igual nos EUA, e que o valor, portanto, sempre será maior no caixa.
Eu experimentei dois chás e também o café expresso deles. Todos foram bem gostosos. Um dos chás eu gostei tanto que até comprei uma caixa que vem 50 sachês. É o de Sugar Maple. Um chá preto bem aromático e saboroso, e que achei também muito canadense.

Vou deixar o site deles aqui, caso você deseje ver todos os incríveis tipos e sabores de chás e cafés que eles têm.

Eu assustei da primeira vez que pedi chá, porque, diferentemente das vezes que pedi aqui no Brasil, lá, ao pedir chá, cobrando o mesmo preço que cobram aqui por uma xícara pequena, eles me serviram um bule inteiro. Como eu não estava preparada, não tomei tudo nessa vez. Numa outra oportunidade, já estava mais preparada e dei conta sozinha do bule, mas fiquei lá sentada um bom tempo, só observando o movimento, sem pressa alguma. Foi uma experiência bem agradável, já que o atendimento é muito bom e o ambiente muito bonito e aconchegante. Minha única queixa é que eu não consegui me servir do chá sem derramar um pouco na bandeja. Não sei se é falta de prática ou se o problema era nos bules.
Falando em bandeja, outra dica que lhe dou, não apenas a essa cafeteria, mas às cafeterias de um modo geral em Victoria, é que os clientes costumam levar a bandeja ou as xícaras/pratos ao balcão depois de terminarem. Observe sempre se as pessoas estão fazendo isso e veja onde elas deixam suas bandejas depois, para que você também faça o mesmo em seguida. Pareceu-me uma questão cultural, e que achei muita bonita.
Mas falei apenas da parte do café.
Na entrada à esquerda, que eu havia falado antes, tem-se acesso à loja; a cafeteria e a loja se comunicam por dentro, mas você pode preferir o acesso mais direto de cada uma delas. Na loja, vendem-se cafés (moídos na hora), chaleiras, cafeteiras, coadores de diversos tipos, infinitas variedades de chá, louças, infusores, tea towels (que são lindas, mas que eu acabei não comprando porque fiquei um pouco envergonhada — só vi senhorinhas comprando essas toalhinhas, e me senti um pouco velha. Meu marido tirou sarro, e disse que eu e ele somos dois velhinhos de 60 anos na verdade, pelo menos de cabeça kkkkkk), dentre outros itens relacionados à cozinha.
O ambiente da cafeteria é bem gostoso para quem aprecia tanto chá quanto café, mas a loja é uma atração à parte a meu ver. Mesmo com uma porção de lojas de souvenires que há na Goverment Street, eu recomendo que passe também na Murchie’s considerando-a como uma opção de loja para você comprar suas lembrancinhas.
Algumas opções que existem nas gift shops como canecas, por exemplo, você pode encontrar na Murchie’s por um preço melhor, e, na minha opinião, são mais bonitos. Vou deixar algumas fotos das louças para vocês terem uma ideia.
Tinha até livros (sobre chás, é claro) lá:

Vale uma passada no lugar, mesmo que você não seja fã de chás, ou de toalhinhas de senhorinhas de 60 anos. Eu gostei tanto que fui 3 vezes ao Murchie’s, duas vezes sozinha, e uma eu tive que levar meu marido para conhecer também. E a casa estava sempre com muita gente, mas sempre tinha lugar para sentar.
Ah, ainda que eu tenha tirado sarro de mim mesma, as tea towels também dão boas lembrancinhas.
Informações adicionais sobre a Murchie’s de Victoria – Downtown, BC:
Endereço: 1110 Government St, Victoria, BC, Canadá
Horários de funcionamento: todos os dias, das 09:00 às 18:00.
Mais uma casa de cha/cafeteria para conhecer. Adorei o ambiente. Fiquei com vontade de ir ao Canadá. São tantos lugares que quero conhecer… Anotado .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Espero sinceramente que um dia você possa visitar essa cidade tão charmosa.
CurtirCurtir
Esqueça comida, esqueça bebida… o que eu adorei mesmo foram aqueles bules e aquelas canecas coloridas. É aquele fogão da decoração?! Que coisinhas mais lindas! 😊😊😊
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, eu sou apaixonada por doces assim, tipo padaria, e essas fotos acabaram comigo hahaha ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha, eu só fiquei babando também, infelizmente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia Isa, deve ser muito boa a sensação de degustar chá ou café num lugar tranquilo e bonito como este.
CurtirCurtir