Azul Instantâneo – Pedro Vale

“Azul Instantâneo” é um livro de poesia que reúne alguns textos do autor português Pedro Vale publicados entre os anos de 2016 e 2017 em sua página no Facebook, e depois recolhidos para esta edição.

Li o arquivo em formato digital, disponibilizado pelo próprio autor, e caso minha resenha lhe desperte a curiosidade, basta entrar em contato com ele para adquirir o seu exemplar também.

azulinstantaneo

O projeto gráfico logo de cara já chama atenção por sua qualidade e beleza, tudo muito lindo, e que mesmo em formato digital não passam batidos o zelo e capricho.

Os textos são em sua maioria formados por poesias concretas, que brincam com a estrutura, unindo o aspecto visual da escrita com a sonoridade e expressividade das palavras, mas há também poemas em versos, por assim dizer, mais tradicionais (abstratos), além de textos em inglês e até italiano. Tive um pequeno estanhamento com algumas palavras cujos significados em português brasileiro e português luso são distintos, mas nada que um dicionário on-line não resolva.

De tudo que pude apreender com meus sentidos ao ler “Azul Instantâneo”, sinto que a obra em seu conjunto tem uma atmosfera que me remete à sensação que vivencio ao escutar a música “Space Oddity” de David Bowie, talvez já sugestionada pela própria tonalidade que o título do livro ostenta. Azul é uma cor que reporta à frieza, mas também à serenidade, ou talvez uma tristeza bela, que é a sensação que a música me passa com o trecho “Planet Earth is blue, and there´s nothing I can do” (o Planeta Terra é azul e não há nada que eu possa fazer). Uma constatação real sobre a beleza da Terra, da vida e tudo que a permeia, envolvida por uma coloração fria, e a pequenez de não se poder mudar as coisas como elas são. É com esse sentimento que me vi circundada ao ler este breve livro de Pedro Vale.

Quem quiser sentir um pouco dessa atmosfera de antemão, pode também acessar o perfil do autor no Instagram, pois creio que suas postagens e as sensações por elas transmitidas são um bom indício da essência de sua obra poética.


Dados Técnicos do livro:

Formato digital: (pdf), 76 páginas

Autor: Pedro Vale

Editora: publicação independente, 2018, Portugal.

ISBN-13: 9782370830821 – ISBN-10: 2370830824

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s