Receita: Torta de Pera (sem glúten)

E então, vamos com mais uma receita por aqui para o pausa para um café? Essa foi uma receita experimental aqui em casa, que fui pegando dicas aqui e ali de outras receitas e o resultado foi essa torta “Frankenstein” hahaha, mas ficou ótima. Ela serve de base para outros recheios doces também, então usem a criatividade e criem também suas tortas preferidas!

Dica de ouro: TODA vez que for fazer uma receita, leia todas as instruções primeiro. Às vezes acontece de querermos facilitar já separando todos os ingredientes no começo, mas alguns ingredientes (como ovo e manteiga) se já forem separados e ficarem fora da geladeira podem acabar ficando muito tempo expostos à temperatura ambiente e perderem o ponto, estragarem, etc.

Bom, dito isso, vamos à receita!


Receita:

Ingredientes massa:

  • 1 ½ xícara de chá farinha sem glúten + para polvilhar superfície (usar de preferência farinhas prontas como da schär, aminna, amafil – usar somente farinha de arroz, por exemplo, deixará a massa muito quebradiça);
  • ½ xícara de chá de manteiga (gelada) cortada em cubinhos + para untar assadeira;
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal + para polvilhar massa;
  • ¼ colher de chá de fermento em pó;
  • ¼ colher de chá de sal;
  • ¼ xícara de chá de iogurte natural cremoso (utilizei da vigor desnatado);
  • 2 colheres de sopa de água gelada;
  • 1 gema de ovo para pincelar;
  • canela à gosto para polvilhar (opcional – não usei)

Ingredientes recheio:

  • 1 caixinha de creme de leite (usei sem lactose);
  • 1 medida da caixinha de creme de leite, mas de leite condensado (usei sem lactose);
  • 1 medida da mesma caixinha, agora de leite (usei sem lactose);
  • 1 colher de sopa de maisena;
  • 1 gema;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional);
  • 2 a 3 peras portuguesas cortadas em fatias bem fina – quantia de peras pode variar de acordo com a profundidade de sua assadeira (pode ser pera willians);
  • raspas de laranja de uma laranja (opcional – usei de mexerica).

Modo de preparo da massa:

1) Num processador grande, bater primeiro os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal. 2) Acrescentar a manteiga e bater também; em seguida, acrescentar o iogurte e bater mais um pouco; por fim, acrescentar a água e bater. 3) A textura da massa no processador será de gruminhos (parece couve flor desmanchada em pedaços rs), mas ao retirá-la do processador, e trabalhada com as mãos, a massa deve ficar homogênea (fotos abaixo para entender melhor). Se continuar muito quebradiça, tente acrescentar um pouco mais de água.

4) Embale em filme plástico e leve a massa por 30 minutos de geladeira. 5) Deixe o forno preaquecendo em 220°C. 6) Separe cerca de 2/3 da massa refrigerada para abrir com a ajuda de um rolo numa superfície lisa e polvilhada com farinha sem glúten até obter um diâmetro de aproximadamente 30cm. 7) A massa deverá ser suficiente para forrar uma assadeira redonda de 22cm de diâmetro, o que sobrar, apare e reserve para fazer a “tampinha” da torta (embalar a sobra em filme plástico e deixar na geladeira até ser novamente utilizada). 8) Unte a assadeira com manteiga (pode ser óleo vegetal) e coloque a massa já aparada. 9) Faça furinhos com garfos (para evitar que a massa forme bolhas na hora de assar) e leve à geladeira novamente por 30 min. Enquanto isso, prepare o recheio. 10) Quando o recheio estiver pronto, retire a assadeira com a massa refrigerada despeje o creme e as peras fatiadas na massa. 11) Com a massa que sobrou das bordas aparadas, abra-a sobre um pedaço de papel manteiga, ela deverá ser aberta num tamanho um pouco maior que sua assadeira de 22cm. 12) Com cuidado, vire a massa aberta sobre a torta para tampá-la, pressionando as beiradas para juntar-se à massa da torta que já está na assadeira. 13) Pincele a torta, agora já “fechada”, com a gema de ovo. 14) Polvilhe com açúcar cristal e canela à gosto. 14) Leve ao forno por 30 minutos.

Modo de preparo do recheio:

1) Dissolva a maisena no leite e reserve. 2) Numa panela, cozinhar em fogo baixo o leite com a maisena, o leite condensado, o creme de leite, a gema e a baunilha. 3) Mexa sem parar, até obter um creme grosso e ele começar a desgrudar da panela. 4) Desligue a panela e reserve esperando esfriar um pouco. Enquanto isso, corte as peras em fatias (eu as cortei em 4 partes, primeiro na metade, depois a outra metade, retirei o talo e as sementes e cortei e fatias, deixando-as com as cascas). 5) Retire da geladeira a massa da torta (que você deixou no passo 9 acima) e despeje primeiro o creme, 6) coloque as peras fatiadas sobre o creme, coloque mais uma camada de creme e mais uma camada de pera (repita até preencher a profundidade de sua assadeira, deixando sempre as peras por cima. 7) Depois, polvilhe por cima delas as raspas de laranja. 8) Feche a torta conforme instruções do preparo da massa (passo 10 acima em diante).

Deixe esfriar para desenformar (as de aro removível ou fundo falso são ótimas!) e sirva!

Agora já tem mais uma guloseima para acompanhar suas tardes de leitura! Gostaram? Então testem-na aí em casa, curtam e compartilhem com seus amigos! Bom apetite!

10 comentários

    1. Falar bem a verdade, eu amava quando alguém chegava com um bolo pronto aqui em casa hahaha ou ir num café (saudades disso) e simplesmente pedir o que quero, mas na quarentena tenho testado umas receitas novas. Umas mais trabalhosas, tipo essa, outras beeem mais fáceis.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s