Cheesecake vegano de banana

Oi, gente. Como vão as leituras de vocês? Prontos para mais uma pausa para um café?

Banana é tão versátil! Faz tantos doces que aqui já estamos colecionando receitas que levam a fruta, e chegou mais uma. Dessa vez, um cheesecake para servir assim que pronto!

Ingredientes:

Massa:

  • 1 xícara e meia de avelã (pode ser com ou sem casca);
  • 4 colheres de sopa de aveia (flocos finos)
  • 1 colher de sopa de glucose de milho
  • 1/3 de banana prata ou o suficiente para dar liga (pode usar outra fruta, tal como tâmara, ameixa seca)

Recheio:

  • 7 bananas nanicas previamente picadas e congeladas
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (opcional, para dar cor)
  • canela em pó a gosto
  • 1 colher de sopa de glucose de milho

Calda:

  • 1 xícara de chá de mirtilo (ou frutas vermelhas se preferir)
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • suco e raspas de 1 limão (usei tangerina e tbm deu certo, mas a calda ficou beeem doce)

Modo de preparo:

Numa panela, torre as avelãs até elas ficarem levemente douradas. Ainda quentes, despeje no processador. Coloque também todos os demais ingredientes da massa, deixando a banana (ou tâmara/ameixa) por último para ver quanto irá precisar para dar liga. O ponto ideal lembra a consistência de areia grossa úmida, que quando você aperta, ela se compacta.

Ao obter esse ponto, forre uma assadeira de fundo removível, de cerca de 21cm de diâmetro, pressionando bem. Leve a assadeira ao freezer e enquanto isso, vá preparando o recheio.

Só tire as bananas congeladas na hora em que for começar a preparar o recheio, para que ela não comece a descongelar antes do momento. É importante que elas estejam picadas já antes de serem congeladas, porque isso facilita quando elas forem levadas ao processador. Você só deverá batê-las até o ponto de obter uma textura tipo de sorvete. Se bater demais, ela ficará muito líquida e o ponto já terá passado, e a receita não dará certo. Enfim, coloque as bananas, com o cacau, a canela em pó e a glucose no processador e bata. Quando atingir o ponto que a massa lembre à de sorvete, pare. Despeje sobre a massa na assadeira e deixe gelando mais um pouco no freezer enquanto prepara a calda.

Numa panela, leve os mirtilos (ou frutas vermelhas), com o açúcar, as raspas e o suco de limão, mexendo até que a calda incorpore (não precisa chegar a ponto de geleia). Espere esfriar e despeje sobre a cheesecake. Sirva na hora.

Caso a cheesecake não acabe na hora já em que for servir, recomendo que ela volte para o freezer. Para facilitar, você pode já deixar cortado em fatias, e deixar uns 5 minutos em temperatura ambiente antes de comer.

Esta é uma receita prática e um pouco mais saudável (tirando o açúcar e a glucose), por não levar gordura animal em sua composição e nem caseína/leite, ficando como alternativa para quem tem alergia à proteína ou leve uma dieta vegetariana. A massa também pode ser utilizada em muitos outros preparos de doces, e por si só já vale o post!

Espero que tenham gostado.

Bom apetite!

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s