Este ano minhas resenhas estão demorando mais a serem postadas, mas as leituras continuam em pleno andamento. Sendo bem sincera, a qualidade delas nunca esteve tão boa. Não só pelas escolhas feitas, mas também pelo que estou conseguindo reter delas. Sinto uma enorme sintonia entre uma leitura e outra, como se uma complementasse a outra e no grande quadro que é a vida, elas compusessem o mesmo cenário.
Às vezes encontro uma passagem em um livro que cai como uma luva para descrever minhas impressões sobre algum outro. E eu estava justamente buscando as palavras certas para compartilhar com vocês o que achei de “Doce de jaca”, quando me deparei com a seguinte frase: “Como a vida é diferente quando a vivemos e quando a dissecamos mais tarde”, numa outra leitura (“A vida secreta dos escritores” – Guillaume Musso).
Sim, exatamente! Em “Doce de jaca”, Janaína Perotto resgata as memórias de sua infância e adolescência, boas e ruins, e tece-as, agora, com o olhar da mulher que aquela garota veio a se tornar. Numa escrita singela e muito envolvente, me fez rememorar alguns episódios pessoais, eu também acabei por dissecar minha infância e me questionar quais momentos irei um dia contar a meu filho. Ainda que nossas lembranças por vezes sejam distorcidas pela visão de mundo que outrora tínhamos, são elas que preenchem as páginas invisíveis que formam a narrativa de nossa trajetória. Nesse sentido, o título do livro é uma representação não apenas de um elemento que marcou a infância da autora, mas também que, palatável ou não, concentra os dissabores e prazeres de nossas recordações.
Uma leitura muito válida para por em perspectiva nosso eu passado e nosso eu de agora.
Livro recebido em parceria com @oasyscultural

Dados Técnicos do Livro:
Capa comum : 98 páginas Autora: Janaína Perotto Editora : Penalux; 1ª edição (1 janeiro 2021) ISBN-10 : 6558621134 – ISBN-13 : 978-6558621133 |
Que linda resenha. E que gostosa essa relação entre uma leitura e outra. Que continue assim!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, querida ❤
CurtirCurtir