Terceiro Saber – Roberto Campos Pellanda

“Terceiro Saber” é a obra mais recente do autor Roberto Campos Pellanda, e se passa dentro do universo de “Mar Interno”, série de fantasia voltada para o público adulto.

Neste primeiro livro da série (trata-se de um prequel), há uma mistura de fantasia e investigação policial. Com protagonismo feminino, acompanhamos Priti Kandel na solução de um caso em que um homem muito influente no mundo dos negócios foi assassinado. Os desdobramentos da investigação vão fechando o cerco em volta da própria investigadora, o que a levará rever suas próprias convicções e crenças para elucidar este crime.

A história em si é curta, e talvez nesse pequeno espaço narrativo, o autor conseguiu trazer um contexto enxuto, mas ainda com descrições muito bem feitas, preenchendo o desenrolar dos fatos de maneira agradável e atiçando a curiosidade do leitor.

O crime ocorreu na cidade de Astan, a Cidade Sagrada, o coração do Oriente, solo de muitas divergências, já que foi colonizada pelos Ocidentais. As divergências mais óbvias entre colonizadores e seus habitantes são a religião e o idioma. No mundo real temos visto as guerras que assolam os povos que disputam terrenos similares, e aqui, na ficção, não poderia ser diferente. O cenário soma mais tensão à trama e tem enorme potencial para continuar sendo explorado na série.

Gosto da forma cíclica como a história é contada, onde começo e fim se reencontram, dando a ideia de permanência mesmo em torno a tantas mudanças e ocorridos, fortalecendo seu próprio título, que enaltece o “terceiro saber” como “aquele conhecimento fundamental que não se faz aparente ou tangível como a ciência dos livros […], está lá, latente, fazendo parte de nós mesmo ao mesmo tempo que faz da gente o que somos, […] como uma lembrança antiga que não desvanece.”

Em suma, embora eu ainda tenha muita resistência à leitura de fantasias, tenho gostado muito de me aventurar pelo gênero – que, diga-se, é um dos que mais surgem pedidos para parceria de leituras aqui no blog -, e com isso, tenho também tido gratas surpresas com o cenário literário nacional, o qual vem me mostrando a riqueza da nossa literatura contemporânea, com autores muito competentes e de alta qualidade, da qual fico feliz em dizer que Roberto Campos Pellanda faz parte. Foi sua escrita, em geral belíssima, que me instigou a ler o livro de peito aberto.

Mais uma vez, obrigada pela confiança no meu trabalho, e que venham os próximos livros da série.


Dados Técnicos do Livro:

  • Formato: e-book para Kindle,‎ 186 páginas
  • Editora: ‎ AVEC Editora (1 agosto 2022)
  • Autor: ‎ Roberto Campos Pellanda
  • ASIN: ‎ B0B88P351D
  • Tamanho do arquivo: ‎ 2918 KB

*Edição lida através do Kindle Unlimited (disponível para empréstimo em set-outubro/2022). Adquira o seu pelo site da editora, em pré-venda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s