Tenho um livro aqui em casa há alguns bons anos já e que só tive a curiosidade de realmente folheá-lo mais atentamente depois que meu filho, na época, um pouco antes dos 2 anos, retirá-lo do armário, começar a folheá-lo e, um meses depois, já falando, me pedir para “ler” para ele.
O livro é o “The Hugo movie companion: A Behind the Scenes Look at How a Beloved Book Became a Major Motion Picture”, por Brian Selznick, sim, o mesmo autor de “A invenção de Hugo Cabret”. Esse livro “importado” de nome extenso eu ganhei há uns pares de anos atrás, do meu irmão. Quando ele me deu, ele estava morando e cursando Fotografia, nos EUA, mais especificamente, na cidade de Los Angeles, e ao me dá-lo, ele contou que um dia simplesmente encontrou o livro no lixo, descartado nas lixeiras urbanas da cidade dos anjos.
Na época, eu já havia lido e visto o filme do Hugo Cabret, e quando ganhei o livro, não me atentei para o título. Pensei se tratar apenas de uma edição capa dura de “A invenção de Hugo Cabret”, mas com a capa do filme, que é sempre aquela versão que as pessoas menos gostam. Guardei o livro, claro, porque amo a história do Hugo, mas achando que ficaria como edição de colecionadora, porque, afinal, entre reler um livro e ler algo totalmente inédito, a segunda opção sempre me pareceu mais tentadora.
Quando meu filho começou a folhear as páginas do livro, eu finalmente prestei atenção nas cenas. Não era uma edição de Hugo Cabret que levava a capa do filme e trocava as ilustrações de Brian Selznick por cenas do filme, eram imagens de como as cenas foram feitas.
No ano de 2022, esse livro dos bastidores do filme de Hugo foi um dos favoritos do Naoki, daqueles livros que ele mais pedia para “ler” à noite. Estou usando o verbo “ler” entre aspas, porque obviamente, não foi um livro que eu pegava todo dia e lia um pouco para ele, e sim que ele queria que eu folheasse as páginas com ele, comentasse as fotos, coisas assim, mas que não deixa de ser um contato maravilhoso com o livro.
E foi nesse grande encanto dele pelo livro que eu decidi começar a ler o livro durante as sonecas de fins de semana dele. Ele dormia, eu pegava o livro e lia um pouco, até ele despertar. Foi uma leitura bem vagorosa, porque, como ele estava sempre manuseando o livro, foi impossível utilizar marcadores de página (ele sempre tirava), e porque embora hoje eu possa dizer que os cochilos dele sejam mais longos, nem sempre foi assim de lá pra cá.
Terminei o livro totalmente emocionada. Se eu já amava o livro e o filme do Hugo, essa leitura sobre os bastidores só veio a aumentar minha paixão. É um livro que conta sim dos bastidores (e que conta inclusive com uma ponta do próprio Selznick), mas ele também não deixa de ser um lindo tributo à magia do cinema, focando nas figuras de George Méliès e Martin Scorsese. O filme, como já sabia, é uma homenagem e um resgate a Méliès, ainda que tenha sua licença poética, mas neste livro, essa reverência é expandida também a todo o elenco e profissionais técnicos envolvidos no trabalho, e é muito incrível que essa análise parta justamente da perspectiva do responsável pela obra que possibilitou a adaptação da história de Hugo para as telonas: Brian Selznick.
As fotos do livro são maravilhosas, e é realmente uma pena não poder reproduzi-las, por questões óbvias de direitos autorais. Há ainda várias curiosidades sobre o filme, e tudo é trazido pelo autor com tanto entusiasmo que não há como não se encantar junto. É como o título desse post diz: encontrei um tesouro, saído das lixeiras urbanas.

No mais, mesmo quem nunca vá ler essa pequena preciosidade, deixo abaixo dois vídeos que recomendo muito para quem gostou do filme e/ou do livro “A invenção de Hugo Cabret”. Um deles trata-se do próprio filme de George Méliès “Le voyage dans la Lune” (Tradução: A viagem à Lua). Como o filme não tem falas, não se preocupe com esse título em francês. O outro é um review do filme, que também abre os olhos do espectador para a homenagem ao homem múltiplo que foi Méliès, o criador do primeiro estúdio de cinema.
Dados Técnicos do Livro:
- Capa dura: 255 páginas
- Autor: Brian Selznick
- Editora: Scholastic Press (1 novembro 2011)
- ISBN-10: 0545331552 – ISBN-13: 978-0545331555