16.000km de carro pelo Japão: livro de fotografias da Ellie e do Guti (do canal Olá, Guti)

Guti, o Youtuber japonês mais famoso do Brasil, do canal @OlaGUTI, e sua esposa, Eliana, a Ellie do @elliephoto__, estiveram na minha cidade, em Londrina-PR, com um estande no evento anual do Londrina Matsuri.

No dia em que fui prestigiar o evento (08/09/23), fomos por volta das 18:30, mas chegando lá, o céu já dava indícios de chuva, contrariando a previsão meteorológica. Mas então, depois de entrarmos e nos encontrarmos com nossa família, vi que, infelizmente, o casal já havia se retirado do estande. Se estavam ou não no evento no dia e hora, não sei dizer. Mas choveu muito aquela noite, e, com uma criança pequena, apesar de ele ter se divertido muito vendo as apresentações e andando pelos corredores das barraquinhas montadas, foi bem cansativo.

No dia seguinte, minha mãe disse que ela, meu pai e minha avó iriam novamente ao Londrina Matsuri, mas eu já estava bem cansada de ter ido no dia anterior, e ainda havia possibilidade de chuva para a noite. O resultado: Guti e Ellie estavam lá, perdi de conhecê-los pessoalmente e não choveu. Quem poderia adivinhar?

Fiquei triste de ter perdido a chance, claro, mas minha mãe comprou o livro de fotografias deles no festival, e ainda conseguiu que o autografassem e fizessem uma breve dedicatória. Eu simplesmente amei (obrigada, mãe)!

Autógrafos e dedicatórias. Em japonês, lê-se “Arigatou gozaimasu” (Muito obrigado)

Com calma, em casa, depois de ter recebido de minha mãe o livro, folheei suas páginas. Eu já sabia que as fotos da Ellie eram lindas, porque a sigo no Instagram já há algum tempo e venho acompanhando o trabalho dela. Mas tê-las assim, impressas num livro (o formato que, todos sabem, eu mais amo), me provocou verdadeira emoção. Fiquei arrepiada vendo as fotos.

Porém, não pretendo reproduzir aqui nenhuma delas, em respeito à autoria, com exceção da capa, claro, para divulgação, e da foto que abre o livro, ao lado dos autógrafos que recebi indiretamente. Guardei-o com muito carinho, acomodando-o ao lado de outro livro de um grande fotógrafo, o Steve McCurry.

O livro ficou em pré-venda pelo Catarse, que foi a forma pela qual eles encontraram os recursos necessários para custear a publicação. Lembro-me de que, infelizmente, na época não pude apoiar o projeto, pois estava numa fase de aperto financeiro, mas meu irmão foi um dos apoiadores. No perfil deles também, no entanto, não consta mais link para aquisição do livro, pois a campanha já foi encerrada em agosto/2023. Assim, eu sinceramente não sei informar se eles ainda dispõem de exemplares para venda, mas se sim, acredito que só possam ser comprados nesses eventos em que eles estão com estande, onde vendem algumas fotografias da Ellie e Shodō (caligrafia japonesa) do Guti.

Até onde sei, eles têm participado de vários eventos da cultura japonesa por todo o Brasil, então, quem tiver interesse no livro, uma dica é ficar de olho nesses eventos que acontecem na sua cidade ou proximidades. Talvez ainda restem alguns livros… de toda forma, é uma ótima oportunidade para conhecê-los pessoalmente.

E bom, só apresentando para quem não acompanha o canal do Guti ou o Instagram dele (siga-o nas redes sociais!), seu nome é Tsuyoshi, mas é mais conhecido como Guti. Ele é natural do Japão e se casou com uma nikkei brasileira (descendente de japoneses). Se apaixonou pela cultura brasileira e pelo Brasil, que conheceu através da Ellie, claro. Desde que a conheceu, ele foi tomando conhecimento de quantos brasileiros viviam no Japão, e, para seu espanto, mesmo muitos estando há anos no Japão, ainda sentiam dificuldade com o idioma. Então, ele teve a ideia de ensinar, de alguma forma, japonês aos brasileiros, e foi aprendendo falar português para poder se comunicar com eles. O resultado é o que vemos hoje em seu canal, com ele já praticamente proficiente no nosso idioma.

Ele dá aulas de japonês, num curso online, para o qual você pode se inscrever através de seu site. Ah, e sim, para quem não sabia também, eles estão morando no Brasil, por isso estão participando de tantos eventos japoneses assim. É uma alegria enorme termos vocês aqui. Sejam muito bem-vindos ao Brasil, e que este se torne um país de grande acolhida para vocês.

3 comentários

  1. Ola Isa!! Gostei muito da sua postagem! 👏🏼. Sou de Londrina e moro atualmente no Japão. Tenho vontade de escrever um livro. Mas não sei se deveria procurar editora aqui ou se no Brasil é melhor. Falo muito pouco japonês, então tudo dificulta

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Fabiana.
      Poxa, que mundo pequeno.
      Apesar de eu ser leitora, não sei muito bem como funciona essa parte de publicar um livro. Dependendo o tipo de livro, talvez valha a pena procurar uma agência literária para te guiar melhor, principalmente para publicação independente. Mas eu sei de pessoas que publicaram pelo Kindle mesmo, se não for livro de fotografia, como o do Olá Guti, claro. Daí talvez melhor até em PDF.
      Espero que, se for mesmo um forte desejo seu, que encontre o melhor caminho 🙏
      Quem sabe um dia eu seja uma leitora dele.

      Curtir

Deixe um comentário