Eu lembro quando era criança e ouvia a notícia de que inaugurariam uma padaria francesa em Londrina (PR), e que os donos eram descendentes de japoneses como nós.
Na época, Londrina parecia uma cidade grande demais, criança que eu era. E ir até a tal padaria implicava “atravessar” a cidade, que não contava com muitos acessos viários hoje existentes.
Os anos se passaram, Londrina cresceu, mas também eu cresci, e lugares que antes pareciam longes encurtaram a distância. Mudei de bairro, novas vias foram criadas e não dependo mais de um adulto para decidir o que vamos fazer e onde visitar.
Um detalhe importante, é que, infelizmente, hoje em dia evito glúten, por questões de alergia. Não tenho diagnóstico de doença celíaca, mas por eliminação, percebi como a exclusão do glúten reduz minhas alergias de pele.
Mas de vez em quando vamos ao Nelson Boulangerie. Eu vou simplesmente pelo Café. Não digo nem a bebida, embora seja a única coisa que consumo por lá. Mas o ambiente é tão gostoso!

Meu marido e nosso filho gostam muito do pain au chocolat. Eu, quando comia glúten sem restrições, por outro lado, adorava o cornet chocolate, um pãozinho em formato de cone, que tem uma ganache de chocolate como recheio. E, claro, sempre amei croissant, e é uma das comidas que mais sinto falta hoje em dia.


O espaço é pequeno e costuma estar cheio, então as mesas são concorridas, mesmo do lado de fora. Mas se der sorte de estar mais vazio, com outras mesas disponíveis, curta muito o momento apreciando seu pãozinho e bebericando seu café, quem sabe até na companhia de um bom livro. A dica também é chegar cedo (leia-se, vá pela manhã), porque a produção é artesanal e a maioria dos produtos não são repostos ao longo do dia, mantendo a oferta sempre o mais fresca possível e também evitando desperdícios. É comum, por exemplo, quem vai no meio da tarde já não encontrar tantos produtos.

Londrina não é uma cidade propriamente turística, porque acredito que falta investimento na área. Mas é uma cidade importante no polo sul do país e de porte médio-grande, e que eu considero bonita. Brinco que aqui em Londrina o que tem para fazer é sair para comer. E o Nelson Boulangerie, para mim, entra na lista de lugares para se conhecer quando estiver por aqui.
Quando nosso filho estava encantando com o universo fantástico de Georges Méliès (por conta do livro The Hugo Cabret Movie Companion) e não podia ver uma foto da Torre Eiffel que já se empolgava, decidimos levá-lo pela primeira vez ao Nelson, dizendo que havia uma padaria francesa em Londrina. Ele até então não era grande fã de nada amanteigado, e imaginamos que ele talvez não gostasse do famoso pain au chocolat, mas pensamos errado. Ele adorou! Mas ele continua não sendo fã de massas folhadas e afins. Os pães do Nelson têm algo especial.


Além disso, ano passado (2024), a Nelson Boulangerie conquistou o prêmio “Melhor Menu”, na Londrina Coffee Week na categoria “Mais vendido”. Na loja, havia 2 opções de menu concorrendo, uma opção salgada e uma opção doce.

Segundo o IG deles:
Menu salgado: Tartine Croque Monsieur (pão de campagne de fermentação natural, bechamel, presunto especial e queijos gouda e parmesão) com Chá Tônica de Frutas Vermelhas, com pedaços de frutas, espuma de gengibre e um toque de flor de sal.
Menu doce: Honey Toast (pão de forma assado e finalizado com purê de morango) e Latte Caramel.
Esses menus acima foram criados especificamente para a Coffee Week de 2024, mas no menu fixo deles também existem opções de sanduíches e bebidas preparados na hora, além dos pães nas gôndolas.



Absolutamente tudo parece delicioso lá, e os pãezinhos com formatos e rostinhos de bichinhos podem cativar muito as crianças, então eu considero o lugar muito válido para ir em família também.
Informações adicionais:
Endereço: Av. Me. Leônia Milito, 446 – Bela Suiça, Londrina – PR, 86050-270
Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 09:00 às 18:00
Conta com entrada e banheiros com acessibilidade para cadeirantes.
Poucas vagas de estacionamento em frente, mas estacionamento gratuito na rua.
Que lugar delicioso! O ambiente conta muito, sem dúvida! É um lugar onde é possível desacelerar um pouco e ainda comer coisas gostosas, tomar um bom cafezinho…. ☕🍪
Muito boa a indicação! Quando eu for passear em Londrina não me esquecerei da preciosa dica!!! Gratidão! Ótima semana!🍀
CurtirCurtido por 1 pessoa