Efteling Park – Contos de fadas

Nem só de Disney os contos de fadas vêm à vida. Na Holanda, existe um parque temático de contos de fadas chamado Efteling Theme Park: a World of Wonders. O parque ainda não é muito conhecido, e realmente fica bastante ofuscado em comparação aos parques da Disney que existem pelo mundo, mas é o maior parque de atrações de toda a Holanda. Saindo da rota comum dos turistas, que, na maioria, acabam conhecendo apenas Amsterdam, Efteling fica no vilarejo de Kaatsheuvel, próximo à cidade de Tilburg, a 1h15min de carro de Amsterdam. É possível também ir de transporte público; para tanto, será necessário, além do trem, tomar um ônibus  em Tilburg até o parque.

Eu e meu marido estávamos ficando em Leiden, então pegamos um trem Intercity em Leiden Centraal Station, com parada e troca de trem em Delft, e de lá outro Intercity até Tilburg.  Em Tilburg, pegamos o ônibus 136 para o parque. A viagem toda levou cerca de 2h30min. Fomos e voltamos no mesmo dia. O parque abre às 09:00 e fecha às 21:00. Chegamos por volta das 9:00, com ingressos já comprados pelo próprio site e fomos embora no final da tarde. Foi um bate e volta bem tranquilo. Para os holandeses essa é uma distância considerável, mas para nós brasileiros que estamos acostumados à gigante dimensão de nosso país, foi completamente normal.

DSC_0622

É um parque bem voltado para crianças mesmo. A maioria das atrações são para os pequenos. Mas na entrada do parque está disponibilizado um mapinha com todas as atrações, indicando também a “intensidade” de cada brinquedo. Há diversão para a família toda! Para as crianças, o legal é passear pelas historinhas, literalmente, caminhando pela Fairytale Forest. Há contos que eu não conhecia, e talvez seja legal ler antes de ir o Livro “Contos de Fadas”, da editora Zahar. O livro traz uma antologia dos contos mais populares, reproduzidos a partir dos originais, tomando como critério suas formas literárias e não a tradição oral.

Em Efteling, portanto, as atrações trazem esses contos mais clássicos, que podem não ser todos familiares àqueles que só conhecem o mundo de contos de fadas difundido pela Disney.

O único porém para mim do parque é que muitas atrações só eram apresentadas em holandês, então eu e meu marido só entendemos mais ou menos pelo contexto. Foi o caso de Haunted House. Mas no geral valeu a pena sim, porque sou fã do gênero contos de fadas e me senti transportada diretamente para dentro das historinhas da minha infância! O parque é muito bem organizado, limpo e bonito. Um charme. A entrada, imponente, já nos recebe com uma espécie de advertência: você está adentrando um território mágico!

Os restaurantes também são todos temáticos. Nós almoçamos panquecas no Polles Keuken. Estava uma delícia (e eles tinham opções sem glúten pra mim!), e o restaurante era um atrativo em si! De encher os olhos!

Para quem estiver passeando pela Holanda por um período de 2 a 3 semanas, principalmente com filhos pequenos, fica a recomendação da visita!

2 comentários Adicione o seu

  1. Que lindo lugar! Um dia muito feliz, passear lá. Ótima sugestão.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Eu adorei! É bem fora da rota “Disney”

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s