Resenha e Sorveterias do sonho: Love & Gelato (Amor & Gelato) – Jenna Evans Welch

Sinopse: Lina é apenas uma adolescente americana de 16 anos quando perde a sua mãe para o câncer, mas faz uma promessa a ela e pretende cumpri-la, ainda que a ideia lhe apavore e lhe desagrade completamente.
Ela promete ir à Itália morar com um sujeito que nunca viu em sua vida, mas que a mãe garantiu que era uma ótima pessoa.
Sua avó, para persuadi-la a cumprir a promessa, diz a Lina que o sujeito, de nome Howard, é seu pai. E então Lina, sem a mãe, tem um choque ao saber que ela lhe escondeu a identidade do pai por tantos anos. Confusa, num mix de receio, dúvidas, saudades e também frustração, ela parte para Itália para finalmente conhecer Howard.
Mas há ainda muitas coisas para Lina descobrir por conta própria. Será mesmo que sua mãe a deixaria tão perdida, solitária, sem rumo e sem chão?
São perguntas com as quais o leitor irá com certeza se deparar ao longo dessa leitura.

 IMG-20180623-WA0001_1


Esse foi um daqueles livros bem levinho e gostoso de ler.

Eu sei que demorei uma eternidade para finalizá-lo, não só por ele ser e-book, que eu já dou naturalmente menos atenção que os livros físicos (sempre leio mais de um livro ao mesmo tempo), mas justamente por ele ser um desses romances super tranquilos de ler e que permitem essa intercambialidade de leituras diferentes sem que você se perca ou esqueça o que está acontecendo na história ainda que fique dias sem ler uma página sequer.
IMG-20180623-WA0000_1
Mas se demorou tanto para ler, então deve significar que o livro é ruim, certo?
Claro que não! Muito pelo contrário!
Outra grande razão pela qual eu ia deixando ele um pouco de lado e para depois, era também porque estava tão agradável, que eu fui lendo de uma forma propositalmente lerda, só para durar mais, entendem?
Mas assim, gente… não espere encontrar grandes surpresas no enredo; a história transcorre de forma bastante óbvia a meu ver, e às vezes pode ser até bem bobinha,  mas temos que lembrar que não é um livro para adultos propriamente, mas sim para um público adolescente, um Y.A. (young adult) na verdade. Eu li porque estava precisando de uma leitura leve pra descontrair em alguns momentos. E foi uma ótima opção nesse sentido.
Aliás, a própria Jenna, a autora, diz que escreveu o livro justamente pensando na adolescência dela, quando queria muito ler livros de aventuras divertidos, como as histórias que ela lia quando criança, mas num formato jovem, adolescente. Como tais livros não existiam, ela resolveu escrevê-los para as próximas gerações.

E, explicando um pouco mais, não é pela história em si que eu gostei do livro. Eu gostei dos pequenos prazeres em sua leitura.
Como assim? Ah, eu adorei como a Jenna fez uso das expressões italianas ao longo do livro, como algumas passagens nele descrevem com riqueza de detalhes pontos turísticos de Florença, inclusive com um pouco de romantismo piegas… e gostei principalmente como isso tudo fez crescer mais ainda em mim tanto o desejo de aprender italiano quanto de visitar a Itália. Mas não é pra menos… a autora chegou a morar em Florença em sua adolescência; ela conhece muito bem a cidade!
florence-1701151_960_720
Ponte Vecchio em Florença, Itália. Créditos da imagem: Felix Brönnimann
Pra mim, um livro ser bom significa isso: ele despertar emoções em você. Se um livro não te toca de alguma forma, não faz você refletir, ou não te acrescenta nada, então o livro não é bom para você.
Isso é algo também muito subjetivo, né? Vi muitos reviews positivos de Amor & Gelato e muitos reviews de pessoas que se decepcionaram com ele. Não posso prometer o que o livro irá fazer por você, posso apenas dizer que, para mim, foi uma leitura muito tranquila, aprazível, pra relaxar a mente mesmo, e que me fez muito querer ir logo para Itália e provar um legítimo gelato! Quem sabe um dia… daria um ótimo percurso literário, vocês não acham?
Eu não faço ideia se um dia realmente conseguirei ir à Itália, mas já montei uma listinha de sorveterias que gostaria de visitar. Vejam elas abaixo:
  • La Carraia: Essa gelateria fica em Florença mesmo, existe desde 1990, oferecendo sorvetes de altíssima qualidade. A gelateria leva esse nome porque, quando abriu as portas, a primeira loja ficava ao lado da Ponte alla Carraia, que, depois da Ponte Vecchio, é a ponte mais velha de Florença. Gente, olhem o site deles, quanta foto ma-ra-vi-lho-sa! Ah, e lá tem o tal sorvete de stracciatella (flocos, me corrijam se estiver errada), que é um dos sabores mencionados no livro Amor & Gelato. Achei o preço deles bacana… uma casquinha de 1 bola por €1.00. E tem muuuuuuuuitos sabores.
  • Fatamorgana: Essa fica em Roma, e desde que fiquei sabendo pelos vídeos da Dani Noce (super fã aqui hahaha) que lá eles têm casquinha artesanal sem glúten já coloquei a sorveteria na minha wishlist de lugares para conhecer pelo mundo. Só quem ama sorvete de casquinha e não come há anos sabe do que eu estouto falando e me entende! Além disso, pelo site, a loja parece linda!
  • Stefano Dassie: Essa fica em Treviso. Provavelmente, para ir lá eu já vou ter que estar com um mínimo de italiano na língua (e nos ouvidos). Mas esse, em especial, gostaria de ir com minha mãe junto, porque essa foi considerada a sorveteria com o  melhor sorvete de chocolate da Itália, e chocolate é o sabor preferido da minha mãe. O site deles mostra todos os outros sabores, além do chocolate, que eles têm. Dá uma olhada lá.

Acho que para começar, três gelaterias já está muito bom. Você já provou o legítimo sorvete italiano, o gelato? Conhece alguma das gelaterias que coloquei na listinha acima?

Pra quem não sabe, há histórias de que o gelato nasceu em Florença mesmo. Então, me parece mais um motivo para você, que ama sorvete, e ama livros, deliciar-se com a história de Lina, que se passa justamente nessa encantadora cidade italiana.


Informações adicionais sobre o livro Love & Gelato (eu li o e-book em inglês):

Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1289 KB
Número de páginas: 336 páginas
ISBN da fonte dos números de páginas: 1406372323
Editora: Walker (1 de junho de 2017)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda

Sobre o livro físico em português Amor & Gelato:

Capa comum: 320 páginas
Editora: Intrínseca; Edição: 1ª (26 de julho de 2017)
ISBN-10: 8551002341 – ISBN-13: 978-8551002346

2 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    O post me fez lembrar da viagem a Italia. Adoro viajar e a vontade de conhecer a Italia aumentou quads assisti Pontes De Madison e foi mencionado o Vale da Aosta. Um dia, quero retornar…

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Vamos retornar juntas? Mesmo tendo ido à Itália, sinto que não conheci nada lá…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s