Bolo de banana com aveia da Rita Lobo (sem leite)

Oba! Tem receita no blog!

Dessa vez, uma que encontrei no maravilhoso livro Comida de bebê, da Rita Lobo. Esse livro é ALTAMENTE recomendado para as futuras mamães de plantão que estejam acompanhando o blog! Não é meu caso ainda, mas com certeza quando a maternidade estiver chegando para mim, eu vou ler esse livro com muito carinho.

P_20180826_080416_vHDR_On

Eu quis comprar muito esse livro por um bom motivo: a preocupação com a boa alimentação. Eu não tenho muita frescura com comida (desde, claro, que respeitem minhas restrições alimentares, já que pra mim isso também é uma questão de saúde e não apenas de estética), mas meu marido tem, e não é pouca não (desculpa, mozão, mas preciso ser sincera aqui).

Enquanto somos só nós dois, eu nem ligo tanto que ele não coma tão saudavelmente como se desejaria, enquanto eu faço meus malabarismos para tentar equilibrar minhas refeições. Mas não poderá ser assim para sempre. Os filhos não fazem o que os pais mandam. Eles fazem o que os pais fazem. E vai ter que haver uma verdadeira revolução culinária nesta casa se eu quiser que meus filhos se alimentem saudavelmente. Aí que entra o livro da Rita Lobo, cheio de dicas, receitas e tudo mais. Hoje, eu fico por aqui a respeito das minhas considerações pelo livro. Mas já recomendo que as futuras mamães deem uma chance para ele desde já!


Então, em meio a essas dicas e receitas, que são voltadas principalmente tendo o bebê como foco, há também as “receitas bônus” para toda a família. Afinal, como Rita bem diz,

Cozinha é assunto da casa, e não da dona de casa. E a alimentação do bebê é assunto da família, e não só da mãe ou só do pai.

Dentre essas receitas-bônus, para divulgar o livro, eu escolhi uma bem fácil, e que você provavelmente, assim como eu, já tenha praticamente todos os ingredientes no dia a dia na sua casa. No meu caso, fiz umas pequenas adaptações, recorrendo a ingredientes sem glúten, mas a essência foi completamente mantida. Segue abaixo a minha receita adaptada, com comentários sobre a receita original em parênteses:

Bolo de banana com aveia

P_20180826_080451_vHDR_On

P_20180826_101403_vHDR_On

Ingredientes:

  • 2 bananas nanica maduras (na receita Rita usa bananas-prata);
  • 2 ovos;
  • ½ xícara (chá) de óleo;
  • ½ xícara (chá) de açúcar demerara (Rita não especifica qual açúcar);
  • ½ xícara (chá) de mistura pronta de farinha sem glúten (Rita usa farinha de trigo);
  • ½ xícara (chá) de farinha de arroz integral (Rita usa farinha de trigo integral);
  • ½ xícara (chá) de aveia em flocos sem glúten (Rita usa aveia em flocos sem restrições para dietas isentas de glúten);
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha (opcional, não usei)
  • manteiga/creme vegetal e farinha para untar e polvinhar a fôrma.

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 200°C (temperatura média). Unte com manteiga/creme vegetal e polvilhe com a farinha de sua preferência uma forma de bolo inglês de 22cm x 10cm.
  2. Descasque as bananas, coloque-as num prato e amasse bem com um garfo.
  3. Numa tigela média, bata bem os ovos e o óleo com um garfo. Acrescente em etapas a banana amassada, o açúcar, as farinhas e a aveia, misturando a cada adição de ingrediente. Por último, misture o extrato de baunilha (se usar), em seguida a canela e o fermento em pó por último.
  4. Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por 40 min, ou até dourar. Para conferir se o bolo está assado, faça o teste do palito. Ele deverá sair completamente limpo. Retire do forno, espere esfriar e desenforme para servir.

Rendimento: 10 fatias (na foto não coube tudo — tive que deixar um tanto de fora para caber no prato)

Tempo de preparo: 15 min + 40 min de forno

Nível: fácil

P_20180826_101321_vHDR_On

Minhas dicas extras: não é só pela questão da apresentação, mas para facilitar a execução da receita mesmo, uma boa dica é fazer o mise en place dos ingredientes, que é basicamente separar os ingredientes em suas respectivas quantidades, igual fiz na foto abaixo. Outra coisa, é que, quando estamos executando uma receita pela primeira vez, não temos familiaridade nenhuma com ela, então, leia toda a receita primeiro, para depois executá-la. Se não acabamos achando que basta misturar todos os ingredientes, e mais tarde descobrimos que determinado ingrediente precisava de uma etapa a mais antes de entrar junto na massa, por exemplo. E, por fim, esses livros são lindos, mas quando estão bem novos, eles não param simplesmente abertos. Eu gosto de usar esses aparadores de livro (igual da foto), que seguram eles bem firmes. Facilita muito!

E é isso, gente! Bom apetite!

P_20180826_090519_vHDR_On


Informações adicionais sobre o livro:

Capa dura: 170 páginas

Editora: Senac SP; Edição: 1ª (7 de novembro de 2017)

ISBN-10: 8539613298 – ISBN-13: 978-8539613298

4 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    😍😍😍😍😍 Fiquei com água na boca. Sou fã da Rita. Quando posso, assisto os programas dela. Ela dá um Tempero (toque) especial para um PF, acho sensacional. E os ingredientes, acessíveis, como mencionado no seu post. 😘😘😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Então vc ia adorar esse livro! Com certeza vc vai se beneficiar diretamente de algumas receitas dele 😁😁😁

      Curtir

    1. meisauedaoh disse:

      Awn, obrigada pelo carinho! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s