Desviando um pouco dos percursos literários do blog, não poderia deixar de falar de um dos pontos turísticos mais famosos de Victoria – Britsh Columbia, o Fisherman’s Wharf (doca dos pescadores, em português).
A primeira vez que eu vi tal lugar, foi no instagram de um conterrâneo meu que viaja muito pelo mundo todo, o @celsommattos. Nem faz tanto tempo assim (menos de um ano), mas na época, eu nem imaginava que iria conhecer Victoria. Como são curiosas as coisas na vida.

O Fisherman’s Wharf é uma espécie de vila de pescadores que concentra restaurantes/bares numa área residencial bastante curiosa. Sim, há moradores no local, e suas residências são verdadeiras casas-barcos! O mais curioso é que, justamente por saberem que o local é muito visitado por turistas, eles capricham bastante na decoração de suas casas. Você pode passear pelos píeres que dão acesso a essas inusitadas residências, mas sempre lembrando de ter bom senso. Por ser área residencial, respeite o local, sem fazer barulho. Pode até tirar fotos e filmar, mas nós preferimos deixar tais registros a cargo de nossa memória, dando um pouco mais de privacidade aos moradores.

Além dessas casas-barcos, há os bares/restaurantes e uma lojinha de souvenir. Eles também são flutuantes, o que é bem interessante. Enquanto me apoiava no balcão da Jackson’s Ice Cream — que tem o melhor sorvete de Victoria, segundo meu marido —, não pude deixar de me divertir sozinha com a oscilação e a estranheza do conflito de ter os pés firmes e os braços não.
Quem é fã de frutos do mar pode aproveitar e pedir petiscos bem fresquinhos nos bares também. Eu e meu marido não somos muito fãs, mas o lugar é realmente muito convidativo para desfrutar de tal iguaria, e pode-se passar muito tempo jogando conversa fora com aperitivos e bebidas, além de uma paisagem encantadora.
Também é uma ótima opção de lugar para simplesmente passar uma tarde lendo tranquilamente. Aliás, os canadenses leem muito pelo que pude notar. No caminho até o Fisherman’s Wharf, inclusive, tive a grata surpresa de me deparar com tal visão:

O acesso ao Fisherman’s Wharf é bem sinalizado, muito embora o local seja agradavelmente escondido e reservado. Dá para ir andando do centro até o local, é uma caminhadinha… de 20 a 30min, mas cujas ruas traçam belas rotas e servem de boas distrações. No caminho, eu indico os restaurantes Nourish Kitchen & Cafe, que não tive a oportunidade de conhecer, mas que é bem avaliado e muito recomendado e o The Old Spaghetti Factory, que inclusive tem opções sem glúten e pude aproveitar muito!
Adentrando novamente a “terra firme”, há um parquinho do Fisherman’s Wharf, bastante propício para se levar crianças. O vento, porém, pode ser bem gelado no local, mesmo em tardes de verão, e friso a importância de ter sempre um agasalho em mãos para não estragar o passeio.
Passar um pouco mais de uma hora pelo local, num final de tarde de domingo, foi uma experiência bastante agradável e de tranquilidade indescritível. Andando pelas docas residenciais, não pude deixar de imaginar como é morar numa casa flutuante, que se deixa bailar eternamente, ao sabor do vento e do mar. Embora eu não seja uma pessoa muito de praia, e sim mais de montanha, tenho de confessar que a ideia me pareceu muito atraente. Ninguém parece ter pressa por ali, e os infinitos olhares curiosos e questionadores como o meu são apenas uma atração para a calma rotina dos moradores, e não o contrário, como erroneamente supomos.
Informações adicionais:
Endereço: 12 Erie St, Victoria, BC, Canadá
Horários de funcionamento: de quinta a sábado, das 11:00 às 20:00. De quarta a domingo, das 11:00 às 18:00
Adoro conhecer fisherman’s warfs. Que lugar lindo, charmoso.
Cada post aguça mais ainda a vontade de conhecer Victoria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você vai adorar se for!
CurtirCurtir