UVIC Bookstore – A Livraria da University of Victoria – BC – Canadá e outras curiosidades

Olá, leitores! Espero que tenham gostado dos posts do Canadá, até aqui, pois este é o último deles.

Hoje vamos falar de uma livraria um pouco diferente, por se tratar de uma livraria de um campus universitário.

P_20190603_135903_vHDR_On
UVIC Bookstore

Como meu marido foi à Victoria para um curso na Universidade de Victoria (University of Victoria – UVIC), eu tirei um dia para conhecer um pouco o campus.

P_20190603_115022_vHDR_On
Campus UVIC

Do centro de Victoria até a universidade dá algo em torno de uns 20 min de ônibus, dependendo de onde você o pegar e de onde for descer. Eu e meu marido andamos de ônibus por Victoria quase todos os dias, e, como não havia nada do tipo bilhete mensal, comprávamos o bilhete diário (daily pass) todos os dias ($5.00). Não é barato, mas acho que vale a pena e é uma boa alternativa para o aluguel de carro em Victoria. E, claro que, quanto mais você usar por dia, mais vantajoso.

Como estávamos hospedados bem perto da Market Square, o ponto de ônibus mais próximo para ir à UVIC era o Wharf at Yates. Se for pedir o daily pass (passe diário), atente-se para o fato de que eles não dão troco. Nós já sabíamos disso de antemão e então assim que pudemos fomos guardando os trocados. Você compra o daily pass no ônibus mesmo, diretamente com o motorista (não há cobrador). Basta informá-lo que deseja o daily pass, e inserir a nota no local indicado. O passe diário é um papel com o data bem grande impressa. Toda vez que você for pegar um ônibus novamente, basta mostrar esse bilhete ao motorista.

P_20190603_113634_vHDR_On
Campus UVIC

Toda vez que você for descer do ônibus, agradeça o motorista. Eles têm esse costume por lá, e eu achei muito bacana. Quando o ônibus está mais vazio, reparei que eram os próprios motoristas quem agradeciam o passageiro e lhe desejam um bom dia. A primeira vez que isso me aconteceu eu demorei a entender que ele estava falando comigo. Que vergonha.

P_20190603_131148_vHDR_On.jpg
Campus UVIC

A Universidade de Victoria fica dentro de um cinturão. Os ônibus que vão para lá dão a volta nesse anel. Veja bem (pelo maps) qual o ponto mais perto que você deseja descer. O prédio onde meu marido estava tendo o curso era o Clearihue Building, mas combinávamos sempre de nos encontrar em frente ao Bibliocafé, que é uma espécie de café da universidade. Não comi nenhuma vez lá, mas vi que tinha opções sem glúten. O ponto mais próximo do café era o Ring Road at Parking Lot 1. Todas as paradas são anunciadas nos ônibus, igual em metrôs, mas você sempre pode acompanhar seu itinerário pelo maps.

P_20190603_113952_vHDR_On
Biblioteca – do lado esquerdo, fica o Bibliocafe
P_20190605_155814_vHDR_Auto
Campus  UVIC – nesses bancos eu esperava meu marido

Um dos lugares que eu coloquei na minha lista para visitar em Victoria, por incrível que pareça, foi o campus da UVIC, ainda mais por saber que havia uma livraria linda lá, a livraria da UVIC. Sinceramente, o que eu menos fiquei vendo por lá foram os livros, embora haja títulos interessantes e gêneros até diversificados. Quem vai para estudar mesmo, também encontra os livros-textos na livraria, mas no piso inferior (subsolo).

_DSC8518_DSC8521_DSC8552

Não fui em muitas livrarias de universidade na minha vida, confesso, mas a UVIC Bookstore é bem diferente!  Eles vendem desde livros a coisas de decoração de casa, passando por muitos merchands da própria universidade (que calouro não iria querer um moletom, uma caneca, um caderno da universidade?). Se por alguma razão você for passar um período lá como estudante, não deixe de passar na livraria.

_DSC8530_DSC8535

Foi lá, aliás, que eu comprei meu borrifador de plantas! Quem diria! Nem eu esperava por essa. Também havia muita coisa da Rifle Paper Co, marca pela qual eu sou apaixonada, embora não tenha condições de comprar nada dela.

_DSC8524

_DSC8527
Os panos de pratos mais legais que você já viu
P_20190604_131639_vHDR_On
Alguns produtos da Rifle Paper Co.
P_20190604_131656_vHDR_On
E mais…
_DSC8538
e um pouco mais…

Para não dizer que não olhei os livros, eu vi principalmente a seção infantil e infantojuvenil. Eu fiquei surpresa com o espaço dedicado a crianças, tendo em vista que a livraria fica num campus universitário, onde basicamente só há adultos. Mas depois, observando um pouco melhor, entendi.

Vi bastante gente com filho! Eu não sei onde eles ficam enquanto os pais estão nas aulas, por exemplo (caso os dois frequentem a universidade), mas vi eles no café, ou apenas passeando pelo jardim que tem na UVIC. Isso tudo me passou uma impressão muito positiva! Não sei se é algo cultural, que incentiva a população a ter filhos, fazendo com que as pessoas não precisem sacrificar família em prol da carreira e vice versa. Mas é a sensação que ficou. Foi no aeroporto de Toronto que vi pela primeira vez uma espécie de cabine para que as mães possam amamentar seus bebês com mais conforto. Provavelmente existe em outros aeroportos pelo mundo, mas eu nunca tinha visto e achei a ideia bacana. Não porque a mulher deva ter vergonha do ato de amamentar e não deva amamentar em público, mas por ela ter a opção de fazê-lo de uma forma mais privada e confortável, se assim desejar. Liberdade é ter escolhas.

_DSC8516
UVIC KIDS
_DSC8542
Tem mesinha, tem sofás…
_DSC8546
Livros Ficção, Young Adult e Kids

Mesmo sem filhos, consigo imaginar como é agradável ter um espaço assim, dentro do seu próprio ambiente de estudo/trabalho, onde você possa levá-los e dividir seu tempo entre família e emprego.

Outros itens lúdicos na livraria, não apenas para crianças, mas também para adultos, são os produtos super cult da The Unemployed Philosophers Guild

_DSC8549
Bonequinhos da Unemployed Philosophers

Mesmo que você não esteja em Victoria em razão de curso algum, como no meu caso, se ficar mais que 3 dias por lá, tente estender seus passeios para o campus também, só para sentir a atmosfera universitária da cidade. Acho que deu para ver como o campus é arborizado e todo moderno. Eu achei tudo muito lindo!

P_20190603_115229_vHDR_On.jpg

Se quiser, tem até uma boa opção de almoço, que eu recomendo. É o Felicita’s. O cardápio deles é bem variado, e tem opções vegetarianas, veganas e até sem glúten, vai bem para todo mundo! O preço também achei bem OK e o atendimento foi bom.

P_20190603_121700_vHDR_On
Amostra do cardápio do Felicita’s

Fui somente duas vezes ao campus para almoçar, mas no total, estive na universidade 4 vezes em 7 dias, para fazer valer a pena o passe diário e a viagem até Victoria.

Não sei quando terei a oportunidade de voltar ao Canadá, mas espero que sim, e de preferência para algum lugar novo, porque a vida é curta, e o mundo é grande.

Minhas impressões gerais deste país foram muito boas, e agora Victoria ocupa um pedaço no meu coração. Mas há espaço para muito mais lugares. Afinal, já dizia Drummond:

“Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração”.


Informações adicionais sobre a livraria:

Endereço: 3800 Finnerty Rd, Victoria, BC, Canadá

Horários de atendimento: de segunda à sexta, das 08:30 às 17:00

2 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Inicialmente o post retratou minha rotina. Na maioria das vezes, desloco de ônibus ao trabalho. E sempre agradeço o motorista quando desço.
    A universidade, a livraria, Victoria parece a cidade perfeita para morar.
    Quem sabe um dia eu conheça.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Sim, eu moraria tranquilamente em Victoria ahahaha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s