Aurora nas Sombras – Fabien Vehlmann e Kerascoët

Mais uma HQ na conta da meta de ler mais quadrinhos este ano! E essa, em especial, foi maravilhosa!

P_20190821_085348_1

Sinopse:

Uma fábula que remete a Alice no País das Maravilhas aos olhos de David Lynch, Aurora nas Sombras apresenta a batalha pela sobrevivência no ambiente inóspito de uma floresta peculiar. Confrontada com traições, ciúmes e impulsos, a protagonista terá que lutar para sobreviver e confrontar a escuridão humana.

p_20190823_102518.jpg
Detalhe da folha de guarda do livro

Assim que a editora Darkside divulgou o lançamento dessa Graphic Novel, eu me apaixonei logo de cara pelos traços e principalmente pelas vestes da protagonista, que me remeteram imediatamente à Alice, de Lewis Carroll.

P_20190722_094620_1

E a sinopse não me deixa mentir. Há realmente um paralelo entre as obras Alice no País das MaravilhasAurora nas Sombras.

Enquanto a jovem Alice é levada buraco abaixo pela curiosidade ao seguir um coelho branco atrasado para um compromisso que parece urgente, Aurora se vê diante da urgência de escalar rumo à superfície externa, pois seu habitat entra em colapso. Aurora e outros seres bem pequeninos, viviam no cadáver de uma menina, mas o corpo começa a entrar em decomposição, e é preciso evacuá-lo imediatamente. De toda sorte, ambas acabam adentrando uma realidade bem diversa da que estavam acostumadas. Alice é contado de uma forma completamente nonsense, narrativa pela qual Lewis Carroll ironiza o mundo totalmente sem sentido, e por vezes maluco, dos adultos. Aurora segue pelo mesmo caminho, mas nessa HQ intrigante, a jovem protagonista desemboca num mundo apavorante, egoísta, traiçoeiro e cruel: o nosso mundo.

P_20190823_102637.jpg

Quanto mais eu me ponho a refletir sobre essa HQ, mais eu me encanto com ela.

Não se deixe enganar pelos traços fofos, que a meu ver só realçam o poder de distúrbio desse livro. Ele é, sem melhor palavra, perturbador. É o contraste do mundo humano, com todas as suas belezas e encantos, mas que não sabe conviver com outras espécies e nem com a própria, que destrói tudo o que encontra pelo caminho, se esse é o preço para a tão supervalorizada glória e para o poder. A crueldade, no livro, surge aos poucos, de forma ascendente, mas sempre desconcertante. Uma verdadeira batalha pela sobrevivência.

P_20190823_102545.jpg

O título, em português, brinca também com os contrastes “luz e sombras”, o que eu achei perfeito para a HQ. Mas eu espero, sinceramente, que depois dessa leitura, você consiga ver mais luzes que sombras em nosso mundo, embora não seja esse o recado que o livro pareça dar.

Ficou curioso? Corre que está rolando sorteio de desapego dele no meu instagram.

View this post on Instagram

[SORTEIO REALIZADO. Contemplado: @fkwoeltje] ♡SORTEIO DE DESAPEGO♡ Giveaway . . . . É sorteio que vocês queriam? Então se liga nesse desapego de "Aurora nas Sombras" de partir meu coração hahaha 💔 Brincadeiras à parte, estou realmente tentando me desapegar de alguns livros, mesmo sendo uma bibliófila que ama colecionar livros. Creio que se não for pra nos desfazer de algo que realmente gostamos, então não é desapego, é um "livrar-se". Quanto mais eu penso nessa HQ, mais eu me encanto com ela. E gostaria que mais alguém tivesse a oportunidade de lê-la. Mas não se deixem enganar por esses traços fofinhos, hein?! A história é realmente perturbadora! O aviso dark está dado! Hahaha Agora, para participar, basta seguir o meu IG, curtir essa foto e marcar um amigo nos comentários. Pode comentar quantas vezes quiser, mas perfis comerciais não valem para marcação, ok? O prazo para participar do sorteio é até dia 21/09/19. E o sorteio e resultado serão no dia 22/09. Prêmio: Graphic novel "Aurora nas Sombras" + um marca-flor (foto meramente ilustrativa a do marcador) Boa sorte! #darkside #darksidegraphicnovel #leiahqs #graphicnovel #fabienvehlmann #bibliófilo #bookstagram #leiaterror #contodefadas

A post shared by Percursos Literários (@percursosliterarios) on

Participe até o dia 21 de setembro!

O sorteio será realizado no dia 22 de setembro, e nada mais é que um presente que quero dar para que mais alguém leia este livro e venha compartilhar suas impressões dele comigo.


Informações adicionais sobre o livro:

Capa dura: 96 páginas

Editora: Darkside; Edição: 1 (20 de junho de 2019)

ISBN-10: 8594541643 – ISBN-13: 978-8594541642

Título Original: Jolies Ténèbres

1 comentário Adicione o seu

  1. Aí! Eu quero tanto tanto tanto! Espero ganhar o sorteio!!! Se não, vou ter que comprar mesmo! hahahahah

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s