Aurora nas Sombras – Fabien Vehlmann e Kerascoët

Mais uma HQ na conta da meta de ler mais quadrinhos este ano! E essa, em especial, foi maravilhosa!

P_20190821_085348_1

Sinopse:

Uma fábula que remete a Alice no País das Maravilhas aos olhos de David Lynch, Aurora nas Sombras apresenta a batalha pela sobrevivência no ambiente inóspito de uma floresta peculiar. Confrontada com traições, ciúmes e impulsos, a protagonista terá que lutar para sobreviver e confrontar a escuridão humana.

p_20190823_102518.jpg
Detalhe da folha de guarda do livro

Assim que a editora Darkside divulgou o lançamento dessa Graphic Novel, eu me apaixonei logo de cara pelos traços e principalmente pelas vestes da protagonista, que me remeteram imediatamente à Alice, de Lewis Carroll.

P_20190722_094620_1

E a sinopse não me deixa mentir. Há realmente um paralelo entre as obras Alice no País das MaravilhasAurora nas Sombras.

Enquanto a jovem Alice é levada buraco abaixo pela curiosidade ao seguir um coelho branco atrasado para um compromisso que parece urgente, Aurora se vê diante da urgência de escalar rumo à superfície externa, pois seu habitat entra em colapso. Aurora e outros seres bem pequeninos, viviam no cadáver de uma menina, mas o corpo começa a entrar em decomposição, e é preciso evacuá-lo imediatamente. De toda sorte, ambas acabam adentrando uma realidade bem diversa da que estavam acostumadas. Alice é contado de uma forma completamente nonsense, narrativa pela qual Lewis Carroll ironiza o mundo totalmente sem sentido, e por vezes maluco, dos adultos. Aurora segue pelo mesmo caminho, mas nessa HQ intrigante, a jovem protagonista desemboca num mundo apavorante, egoísta, traiçoeiro e cruel: o nosso mundo.

P_20190823_102637.jpg

Quanto mais eu me ponho a refletir sobre essa HQ, mais eu me encanto com ela.

Não se deixe enganar pelos traços fofos, que a meu ver só realçam o poder de distúrbio desse livro. Ele é, sem melhor palavra, perturbador. É o contraste do mundo humano, com todas as suas belezas e encantos, mas que não sabe conviver com outras espécies e nem com a própria, que destrói tudo o que encontra pelo caminho, se esse é o preço para a tão supervalorizada glória e para o poder. A crueldade, no livro, surge aos poucos, de forma ascendente, mas sempre desconcertante. Uma verdadeira batalha pela sobrevivência.

P_20190823_102545.jpg

O título, em português, brinca também com os contrastes “luz e sombras”, o que eu achei perfeito para a HQ. Mas eu espero, sinceramente, que depois dessa leitura, você consiga ver mais luzes que sombras em nosso mundo, embora não seja esse o recado que o livro pareça dar.

Ficou curioso? Corre que está rolando sorteio de desapego dele no meu instagram.

Participe até o dia 21 de setembro!

O sorteio será realizado no dia 22 de setembro, e nada mais é que um presente que quero dar para que mais alguém leia este livro e venha compartilhar suas impressões dele comigo.


Informações adicionais sobre o livro:

Capa dura: 96 páginas

Editora: Darkside; Edição: 1 (20 de junho de 2019)

ISBN-10: 8594541643 – ISBN-13: 978-8594541642

Título Original: Jolies Ténèbres

Livro adquirido em Livraria da Vila – Loja Aurora (Londrina/PR)

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s