Cem: o que aprendemos na vida – Heike Faller e Valerio Vidali

P_20190908_111600

Sinopse:

Tudo o que acontece ao longo de uma vida está neste livro. A cada página uma idade, de zero a cem anos, com as emoções, conquistas, angústias e perdas que estão presentes na trajetória de cada um de nós. Cem é um livro para ser lido e relido, sozinho ou em grupo, por crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Estou apaixonada por este livro desde o momento em que o recebi pela caixinha 12 do Clube Intrínsecos. E não, este não é o livro da caixinha 12. O livro é o novo romance da Jojo Moyes, Um Caminho para a Liberdade. Falarei dele quando tiver a oportunidade de o ler. Cem é, na verdade, um presente lindíssimo que os assinantes ganharam, pelo aniversário de 1 ano do clube.

Li ele de forma inusitada até para os meus moldes. Eu adoro ler em voz alta, como muitos de vocês já devem saber, mas esse eu não li apenas em voz alta, eu li de forma compartilhada, e à distância. Eu, de um lado, meu irmão, a cunhada e o marido, de outro. Os três juntos, e eu aqui. Não li tudo para eles, mas algumas páginas. Mas é certamente um livro a que voltaremos ainda muitas vezes ao longo de nossas vidas.

P_20190908_111651

A sinopse descreve bem o que o leitor irá encontrar em Cem, mas as ilustrações reservadas a cada página, na verdade, contêm cada uma, suas próprias histórias por trás delas. Essas informações estão, de forma sucinta, ao final do livro, mas apenas a título de curiosidade, vou falar um pouco. A ideia do livro nasceu com a chegada de uma criança na família, e aquele pensamento “quantas coisas esta criança ainda vai viver!”. E assim, a autora se pôs a conversar com várias pessoas, pois ela mesma (ainda) não teve muitas experiências de vida, mas que, certamente, outras pessoas tiveram.

Cada página abarca, portanto, a história de alguém de carne e osso, e que emocionou tanto Faller que a levou a registrar tal aprendizado relacionando àquela idade em específico.

É verdade que muita coisa pode não bater com a sua própria experiência de vida. Mas essa é uma das maravilhas dela, não é mesmo? Cada existência é única. Eu, por exemplo, não passei a tomar café aos 18, mas apenas aos 29. Por outro lado, nunca tive vergonha do afeto demonstrado em público pelos meus pais. Nem aos 13, nem hoje, aos 31.

Eu fiz aniversário recentemente, neste mês de setembro, e esse livro me pareceu um presente incrível, pois é impossível em nossos aniversários, principalmente depois de uma certa idade, não voltarmos nossos olhos para nosso passado e vermos toda a trajetória que percorremos até então, e, como se dividíssemos nosso tempo, nos aniversários, entre o ontem e o amanhã, imaginarmos os anos ainda por vir. Foi uma viagem no tempo comigo mesma a que fiz com este livro, tentando me ver daqui a outros 30 anos e além.

Um livro tocante, cheio de aprendizados — alguns que sabemos e vivemos esquecendo, e outros que talvez não soubéssemos ou nunca havíamos nos dado conta.

O livro também traz sua sugestão de leitura: leia com outras pessoas junto, de preferência com alguém que ainda tenha muitos aprendizados pela vida ou com alguém que já é mais experiente na viagem da vida que você, e conversem sobre as expectativas que temos em nossas vidas, sobre as frustrações, sobre os sonhos, sobre as trajetórias. Afinal, estamos precisando nos unir mais em torno de discussões que realmente importam: a da própria vida.

P_20190903_214859


Informações adicionais sobre o livro:

Capa Comum: 208 páginas

Editora: Intrínseca; Edição: 2ª (2019).

ISBN: 978-85-510-0543-9

Título Original: Hundert

1 comentário Adicione o seu

  1. Eu simplesmente adorei a ideia desse livro! Sem dizer que ele me parece ser muito lindo seja por conta das ilustrações ou pelo acabamento em si. Estou louca para comprar ele e ler com minha mãe.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s