O novo livro infantil do escritor Henrique German é uma edição dois em um. Sim, um único livro com duas histórias que certamente irão divertir e ensinar muito os pequenos! Tratam-se das histórias de “Rebeca” e “Zequinha”.
Rebeca
Rebeca é uma abelhinha muito aplicada e trabalhadora. Trabalha tanto em meio a suas amigas flores, recolhendo seu néctar para produzir mel, que acaba sempre tendo de se reabastecer provando da própria iguaria doce. Um dia, porém, ela descobre que tem diabetes e que precisará rever seus hábitos, tanto alimentares como de atividades ao longo do dia.
Nesta linda história, somos indiretamente convidados a dar um passeio num jardim e mostrar aos nossos pequenos leitores as várias flores que existem na natureza, a explicar como é a produção do mel pelas abelhas, e claro, a repensarmos nossos próprios hábitos, já que a diabetes é assunto sério e muitas vezes ligada à obesidade.
Estamos levando uma vida saudável e dando exemplo aos nossos filhos? Com toda sensibilidade do autor, o tema é apresentado numa linguagem muito agradável e acessível às crianças, que podem, assim, aprender sobre os sintomas e como levar uma vida saudável mesmo com o diagnóstico.

Zequinha
Zequinha é um jovem calopsita que adora se encontrar com seus amigos, principalmente com Robertinho, seu melhor amigo. Cada um deles tem seu próprio estilo e personalidade, inclusive quanto ao topete adotado. O de Zequinha é mais baixo, enquanto de Robertinho é um pouco mais arrepiado, o certo é: cada um, à sua maneira era muito elegante! Num de seus passeios com os amigos, porém, Zequinha é capturado e mantido numa gaiola. Foram dias sem ter a bela sensação de voar livremente, o que o fez ir definhando de tanta tristeza que chegou até a perder seu belo topete e suas penas.
A história trata do tema da saúde mental e de como ela é importante na manutenção de nossa saúde física também, já que um desequilíbrio pode desencadear outras doenças de origem psicossomática. Ixi, pareceu complicado demais? Que nada, com esse livro, tira-se o assunto de letra ao retratar o caso da alopecia (queda de cabelos) de Zequinha.
Através dessa narrativa, os pais/cuidadores podem expressar aos seus filhos a importância da amizade, aliada ao bem-estar físico e metal de seus filhos, incentivando-os a desenvolverem uma relação afetiva e emocional saudável.

Recomendo muito a leitura de ambas as historinhas a seus filhos e/ou outras crianças, independente de haver um histórico familiar das doenças trabalhadas como temas centrais, porque conhecimento é sempre bem-vindo. Informar é dar à criança sempre uma nova oportunidade de criar empatia, e é disso que precisamos para construir uma sociedade livre de preconceitos, concordam? E se esse aprendizado pode ser de forma lúdica, com ilustrações bem alegres e coloridas, melhor ainda!
Todos meus agradecimentos à Páginas Editora pela confiança novamente em meu trabalho e pelo envio desse lindo exemplar que certamente irei ler ainda muitas vezes com meu filho.