Rebeca e Zequinha, o novo livro 2 em 1 de Henrique German

O novo livro infantil do escritor Henrique German é uma edição dois em um. Sim, um único livro com duas histórias que certamente irão divertir e ensinar muito os pequenos! Tratam-se das histórias de “Rebeca” e “Zequinha”.


Rebeca

Rebeca é uma abelhinha muito aplicada e trabalhadora. Trabalha tanto em meio a suas amigas flores, recolhendo seu néctar para produzir mel, que acaba sempre tendo de se reabastecer provando da própria iguaria doce. Um dia, porém, ela descobre que tem diabetes e que precisará rever seus hábitos, tanto alimentares como de atividades ao longo do dia.
Nesta linda história, somos indiretamente convidados a dar um passeio num jardim e mostrar aos nossos pequenos leitores as várias flores que existem na natureza, a explicar como é a produção do mel pelas abelhas, e claro, a repensarmos nossos próprios hábitos, já que a diabetes é assunto sério e muitas vezes ligada à obesidade.
Estamos levando uma vida saudável e dando exemplo aos nossos filhos? Com toda sensibilidade do autor, o tema é apresentado numa linguagem muito agradável e acessível às crianças, que podem, assim, aprender sobre os sintomas e como levar uma vida saudável mesmo com o diagnóstico.


Zequinha

Zequinha é um jovem calopsita que adora se encontrar com seus amigos, principalmente com Robertinho, seu melhor amigo. Cada um deles tem seu próprio estilo e personalidade, inclusive quanto ao topete adotado. O de Zequinha é mais baixo, enquanto de Robertinho é um pouco mais arrepiado, o certo é: cada um, à sua maneira era muito elegante! Num de seus passeios com os amigos, porém, Zequinha é capturado e mantido numa gaiola. Foram dias sem ter a bela sensação de voar livremente, o que o fez ir definhando de tanta tristeza que chegou até a perder seu belo topete e suas penas. 

A história trata do tema da saúde mental e de como ela é importante na manutenção de nossa saúde física também, já que um desequilíbrio pode desencadear outras doenças de origem psicossomática. Ixi, pareceu complicado demais? Que nada, com esse livro, tira-se o assunto de letra ao retratar o caso da alopecia (queda de cabelos) de Zequinha.

Através dessa narrativa, os pais/cuidadores podem expressar aos seus filhos a importância da amizade, aliada ao bem-estar físico e metal de seus filhos, incentivando-os a desenvolverem uma relação afetiva e emocional saudável. 

Recomendo muito a leitura de ambas as historinhas a seus filhos e/ou outras crianças, independente de haver um histórico familiar das doenças trabalhadas como temas centrais, porque conhecimento é sempre bem-vindo. Informar é dar à criança sempre uma nova oportunidade de criar empatia, e é disso que precisamos para construir uma sociedade livre de preconceitos, concordam? E se esse aprendizado pode ser de forma lúdica, com ilustrações bem alegres e coloridas, melhor ainda!

Todos meus agradecimentos à Páginas Editora pela confiança novamente em meu trabalho e pelo envio desse lindo exemplar que certamente irei ler ainda muitas vezes com meu filho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s