Esferas: um conto de resistência- Rodrigo Lucas

É com muito orgulho que venho dizer que meu amigo Rodrigo, que conheci graças à comunidade bookstagrammer e que é um dos cofundadores do nosso querido clube de leituras, o Clube do Curinga, é agora oficialmente também um escritor!

Sua estreia se dá com “Esferas”, um conto que mistura ficção científica e cenário pós-apocalípitico, que na verdade se traduz em nossa dura realidade pandêmica decorrente da disseminação descontrolada do vírus da Covid-19.


Sinopse:

Em uma cidade do interior de São Paulo, Eduardo, um pacato professor de História, enfrenta o luto e a indignação pela perda do pai enquanto tenta garantir o bem estar de sua mãe.
Se não bastasse o mundo estar enfrentando uma pandemia letal a dois anos, esferas de cor preta surgem nos céus das cidades por todo o mundo, espalhando pavor e caos.
Tudo sai de controle quando as pessoas conseguem chegar próximo das esferas e Eduardo teme que o interesse de sua mãe pelo fenômeno a coloque em perigo.
O que são essas esferas e o quais riscos elas representam?


Minhas impressões:

Durante essa pandemia, que já se protrai por mais este ano de 2021 (o que já era previsto pela maioria dos especialistas), li apenas 2 contos que tratam desse momento desolador que estamos vivendo, e ambos terminaram por aquecer meu coração: “Esferas” e “Lou na Quarentena”, de Jojo Moyes.

Li “Esferas” numa única sentada, mesmo não sendo uma leitora que tem esse costume. Mas o mérito é todo do Rodrigo, já que o conto nos traga do começo ao fim, e pode-se ler de um fôlego só. Os capítulos são separados cronologicamente, em dias, e a evolução dos eventos é tão tentadoramente rápida e bem narrada que seguimos na mesma velocidade a leitura.

O conto ainda esbarra em grandes referências da literatura: Octavia E. Butler, Philip K. Dick, para citar os que já li, o que só fez crescer meu apreço e carinho pela história.

A leitura do conto, ainda, não poderia ter vindo em um momento mais acertado. Pois até ler em plena pandemia estava se tornando insuportável pelo peso de tantas notícias ruins.”Esferas” chegou e tornou tudo mais sustentável, seja pela trama super envolvente, seja por saber que há histórias incríveis assim que contextualizam nossos sentimentos atuais com uma boa dose de ficção. Ao mesmo tempo que nos entretém, o conto acolhe nossas dores, angústias, raivas e medos. Simplesmente amei e quero ler tudo que o Rodrigo escrever.


Sobre o autor:

Rodrigo Lucas nasceu nos anos 80 e é leitor desde que pegou um livro nos primeiros anos da infância. Professor de Língua Inglesa desde 2013, é criador do canal literário Rodrigo e os livros no YouTube, também é um dos fundadores do Clube do Curinga, grupo de leituras que surgiu em 2019. A vontade de escrever sempre esteve presente, mas foi necessário o apoio de amigos e pessoas que admira para dar início a essa jornada. E a pandemia foi o catalisador para que a escrita o ajudasse com a ansiedade e a desesperança em geral. Fã de Cláudia Lemes, Victor Bonini, Stephen King, Margaret Atwood, Octavia E. Butler. Adora terror e ficção especulativa, além de qualquer enredo que traga temas sobre pautas sociais. Rodrigo vive com o marido em Catanduva, interior de São Paulo.


Dados Técnicos do Livro:

Formato: eBook para Kindle

Autor: Rodrigo Lucas

ASIN: B094PFNCDD

Tamanho do arquivo: 324 KB

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s