Ratazan e o sorriso escondido – Henrique German

É com muita alegria que venho trazer mais uma resenha de um livro do escritor Henrique German, um recebido muito querido em parceria com a Páginas Editora. E já que começamos falando de alegria, deixa eu perguntar: qual o primeiro gesto que vem à mente quando você pensa nesse sentimento? Sorrir, certo?

Pois é do sorriso que vamos tratar no livro “Ratazan e o sorriso escondido”, o mais novo lançamento do autor.

Ratazan é um rato muito bonito, forte, corajoso e inteligente. Vive sujo, porque explora os bueiros em busca de comida. Adora estar sempre mastigando alguma coisa.

Que ele more no esgoto, portanto, não é de estranhar, nem o fato de ter uma orelhinha pela metade, já que todos na cidade sabem que foi mordido por um rato rival. O curioso mesmo é que Ratazan nunca sorri, por que será? Convido vocês, pais e cuidadores, a lerem com suas crianças mais uma história que é pura aventura, e além de ela trabalhar, como os outros livros infantis do autor, temas importantes.

Nesse, temas que podem ser abordados: saúde alimentar, higienização (bucal principalmente) e autoestima. Além disso, gosto muito de como é possível explorar a questão da aparência, e de como não devemos julgar ninguém apenas pela maneira como ela se veste, e, ao contrário, muitas vezes, basta estender a mão e ajudá-la. Talvez extrapolando a interpretação, mas achei impossível não comentar aqui, é o fato de ser muito interessante ter um rato como protagonista seja um rato, já que é um animal normalmente associado à sujeira. Será que quando não nos sentimos bem com alguma coisa em nós mesmos não temos a tendência de, numa espécie de autossabotagem, nos degradar cada vez mais? Ratazan não escondia apenas o sorriso, mas também se escondia nos subterrâneos. E já que tinha vergonha de si, se escondia atrás da sujeira. Ainda bem que alguém viu além de sua imunda superfície e lhe ajudou a superar tudo isso. Como é bom ter alguém que se importa assim conosco, não?


Dados Técnicos do Livro:

Capa comum: 37 páginas

Autor: Henrique German

Editora: Páginas Editora (abril de 2021)

ISBN: 9786587123929

Exemplar recebido em parceria com a editora. Adquira o seu no site da editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s