As matemáticas da vida e da morte – Kit Yates

Sinopse:

“Em As matemáticas da vida e da morte, Kit Yates nos convida a um passeio fascinante pelas situações cotidianas e aplicações em larga escala de conceitos matemáticos, revelando os seus aspectos, por exemplo, em controvérsias sobre testes de DNA, resultados de exames médicos e em eventos históricos. Ele explora as narrativas reais, com grande impacto na vida das pessoas, em que a aplicação – correta ou incorreta – da matemática teve papel crucial: pacientes prejudicados por genes imperfeitos; empresários levados à falência por algoritmos defeituosos; réus inocentes sendo punidos em decorrência de erros probabilísticos e vítimas de falhas de software.

Para aqueles que abandonaram a matemática depois de concluir a escola, os números com que nos deparamos diariamente podem parecer confusos. Porém, neste livro esclarecedor e extraordinariamente acessível, Kit Yates lança luz sobre princípios ocultos que podem nos ajudar a entender e a navegar pelas superfícies aparentemente caóticas do nosso mundo, mostrando como a matemática está em (quase) tudo: das taxas de natalidade à forma como percebemos a passagem do tempo; de como nos comunicamos até a maneira como viajamos; do modo como trabalhamos até a forma como relaxamos.

As matemáticas da vida e da morte nos dão uma perspectiva diferente e esclarecedora sobre as notícias, a lei, a medicina e a história, ajudando-nos a tomar decisões pessoais e a resolver problemas por meio do uso da matemática, seja ao escolher a fila mais curta para o caixa no supermercado ou deter a propagação de uma doença grave.”


Minhas impressões:

Vou fazer uma confissão aqui: eu sou péssima em matemática. Até hoje preciso fazer muita conta nos dedos, e qualquer cálculo rápido é mais mérito de “decoreba” de que um raciocínio verdadeiro. Mas a matemática me intriga, me fascina. Tive professores incríveis no ensino médio que conseguiram me transmitir esse encanto. E talvez por isso, ainda que eu evite me colocar em situações que demandem fazer cálculos, eu gosto muito de ler livros que falem sobre a matemática. Gosto de explorar sua permeabilidade por tantas outras áreas. Como já dizia o poeta Álvaro de Campos: “O binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo. O que há é pouca gente a dar por isso”. E foi nessa toada que eu me interessei pelo livro “As matemáticas da vida e da morte”.

Começando pelo título, ele pode parecer um tanto sensacionalista, mas ele faz jus à proposta, ao trazer casos como exemplo que realmente demonstram o perigo que o erro num cálculo pode acarretar na vida de uma pessoa, seja risco de morte ou mesmo uma condenação injusta; também, o livro visa combater fake news, que impactam diretamente na vida das pessoas; tem um capítulo voltado para a matemática epidemiológica, e, sobretudo, é escrito por um biomatemático.

Quanto à leitura, ela foi cheia de altos e baixos para mim, mas em geral, eu gostei bastante, principalmente das referências da cultura pop. Também, ele mescla boas anedotas com as ora maçantes explicações matemáticas. Uma boa história é sempre delicioso de se ler, e em alguns momentos a narrativa me prendeu o suficiente para avançar bem rápido no livro, enquanto em outros eu me sentia como quando alguém está falando e não conseguimos prestar atenção e tudo converge para um grande “blablablá”. Geralmente isso ocorria quando vinham as explicações. Uma pena. Mostra o quanto eu realmente tenho minhas limitações com as áreas exatas.

Ainda assim, é uma leitura que indico para quem se interessou pela sinopse do livro, porque ele realmente esmiúça muitos eventos do nosso cotidiano e podem nos fazer pensar mais criticamente sobre tudo o que ouvimos à nossa volta, desde as notícias das mídias até os resultados médicos que recebemos quando realizamos um exame.


Dados Técnicos do Livro:

Capa comum ‏ : ‎ 308 páginas
Editora ‏ : ‎ Record; 1ª edição (22 março 2021)
Autor: Kit Yates
ISBN-10 ‏ : ‎ 8501119237 –ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8501119230
Título original: The maths of life and death
Tradutora: Catharina Pinheiro
*Exemplar recebido em parceria com o Grupo Editorial Record. Adquira o seu preferencialmente no site da editora.

2 comentários

  1. Resenha impecável como sempre.
    No meu humilde conhecimento, a matemática está em tudo. Tudo envolve a matemática. Nem sempre ela é exata, na “dúvida”, temos a resposta em probabilidades…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s