Carta a minha filha – Maya Angelou

Com a leitura deste livro, tão curto, posso dizer em definitivo: Maya Angelou é uma das minhas autoras favoritas. 

“Carta a minha filha” carrega duas grandes  metáforas em seu título: não se trata de uma carta, mas há certamente uma importante mensagem sendo passada. Maya Angelou também nunca deu à luz uma mulher, mas essa mensagem é seu legado às mulheres, as quais a escritora vê todas como filhas suas. Filhas, porque todas têm em comum sua linhagem: o fato de ser mulher, deixando, assim, como maior lição a sororidade.

Em textos bem rápidos, Maya Angelou fala de amor, de humildade, de fé, de autoconhecimento, cidadania. Ou seja, fala da vida em si.

A escrita de Maya Angelou é muito gostosa e leve. Tão boa que parece carinho de mãe mesmo. Terminamos sua leitura com a sensação de que acabamos de deixar o colo aconchegante de uma mãe para podermos enfrentar os desafios da vida convictas de que somos capazes, ainda que haja alguns tropeços pelo caminho. Afinal, ninguém é perfeita, mas nos ajudando e lembrando das palavras de outras mulheres, como de Maya Angelou, nos fortalecemos, nos erguemos e tentamos novamente.

Com prefácio por Conceição Evaristo, essa leitura se torna ainda mais profunda e comovente. 
Quem tiver curiosidade e desejar saber um pouco mais sobre essa grande mulher que foi Maya Angelou, a dica é ler também sua autobiografia “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”. Com tanta coisa por que passou e que poderia tê-la derrubado para sempre, foi justamente a literatura que a salvou. É simplesmente encantador ela ter devolvido à literatura sua própria contribuição, consagrando-se como um dos maiores nomes da literatura norte-americana. 


Dados Técnicos do Livro:

Capa comum ‏ : ‎ 144 páginas
Editora ‏ : ‎ Agir; 2ª edição (30 setembro 2019)
Autora: Maya Angelou
ISBN-10 ‏ : ‎ 8522006644 – ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8522006649
Título Original: Letter to my daughter
Publicidade

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s