Assistidos favoritos de novembro

1. Indicações de livros escritos por pessoas negras – Canal Impressões de Maria

Confesso que este ano não consegui me organizar para ler mais literatura escrita por pessoas negras, nem ao longo do ano, e nem agora no mês da Consciência Negra. Mas esse vídeo da Maria está recheado de indicações, que, obviamente, não precisam ser lidas só em novembro. E peguei algumas dicas bem legais, já que tem vários gêneros que ela traz, então tem sugestões para todos os gostos.

Aproveito também para contar que neste mês li “Vozes Negras”, um livro de contos escrito por mulheres negras, do qual a Maria é uma das autoras, e, devo dizer, dona do conto que mais gostei do livro. Em breve trago minha resenha dele.

2. Telling our family & friends we’re pregnant – Canal The Flying Nest

Eu achei esse vídeo simplesmente emocionante demais, porque me lembrou muito de quando passamos pela situação inigualável que é contar à família e amigos próximos que se está esperando um bebê. Na época, a pandemia ainda não tinha estourado por aqui no Brasil, então minha família estava em boa parte afastada, cada um na sua realidade, trabalhando presencialmente. A notícia, então, não foi tão gostosa quanto de encontro e abraços assim como aconteceu no vídeo deles, e sim por videochamada, e separadamente, porque difícil reunir tanta gente numa só chamada. Mas logo em seguida veio a pandemia, e minha mãe conseguiu vir para cá, passar um bom tempo por aqui, dando apoio, suporte e luz, com sua presença, principalmente no primeiro ano que Naoki nasceu. Acho que quem não é mãe ou pai ainda ou não tem criança na família que seja muito próxima, talvez não consiga entender a alegria deste vídeo, mas para quem é, talvez bata uma nostalgia bem forte.

3. E agora? Nossos planos – Canal OlaGuti

O que mais gostei desse vídeo foi deles contando uma novidade *desculpa o spoiler* sobre o livro que eles vão publicar, sobre brasileiros que foram morar no Japão, com entrevistas de pessoas que contaram para eles a experiência de toda a adaptação, com o intuito de ajudar todos os brasileiros que vão para lá e estão procurando um objetivo profissional. A ida de descendentes de nipo-brasileiros para o país é um processo imigratório muito comum, os chamados dekasseguis, já que o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão.


Bom, esses foram meus favoritos do mês de novembro, mais um mês que pra mim passou voando, e que já sabia que assim seria, porque o último trimestre do ano sempre é muito cheio de de eventos, e este ano tiveram 2 muito importantes: a primeira apresentação da escolinha do Naoki, de encerramento de ano, e também a primeira Copa do Mundo dele.

Esse mês achei que assisti menos vídeos que o normal, talvez por estar aproveitando melhor meu tempo livre, agora já sem as extrações de leite, principalmente cozinhando mais em casa. Quem sabe então em breve não teremos algum post de receita?

Até o próximo post de assistidos favoritos, pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s