Vozes Negras – por Pétala Souza e outras escritoras negras

Vozes Negras é um livro de literatura nacional, que reúne 4 contos de autoria de mulheres negras e com protagonismo feminino negro em todos eles. Os contos se distinguem não apenas pela escrita única imprimida em cada um deles, mas também porque são contos que diferem pelo gênero, o que pode atrair os mais diversos leitores.

O primeiro conto, Coincidências, por Maria Ferreira (@impressoesdemaria), trata-se de um romance, bem jovial, com direito a decepção amorosa, e o poder das amizades. Embora seja uma história bem leve, agradável, ele toca num assunto muito interessante, que é sobre a consciência racial, ao mesmo tempo que deixa no ar várias questões sobre a condição racial das pessoas negras no Brasil, e como isso pode refletir na forma delas se enxergarem e se relacionarem. Foi meu conto preferido.

O segundo conto, Carimbos e Memórias, por Flor, Priscila (@aflorpriscilaof), traz um recorte da vida de Glorinha, uma jornalista repórter embarcando para Joanesburgo, na África do Sul com sua equipe, e vai rememorando sua trajetória, com muitos desafios, inclusive enchente na escola onde estudou. O conto é cheíssimo de referência a autores ou poetas negros, e por isso só já vale muito a pena. Mas eu confesso que às vezes eu sentia um pouco de dificuldade de acompanhar o fio da meada dessas memórias, o que me fez não aproveitar tanto a incrível jornada de Glorinha como deveria. De outra sorte, o conto me atiçou mais a ler logo o livro Quarto de Despejo, de Maria Carolina de Jesus, graças à dupla* homenagem à escritora brasileira (*dupla porque é o nome da biblioteca no conto, e pela simples referência à autora).

O terceiro conto, Não existem futuros suficientes para futuro, por Isa Souza & Pétala Souza (@afrofuturas), é uma ficção especulativa.

Um vírus obrigou as pessoas a se isolarem, mas num nível bem drástico, como medida emergencial para conter o vírus. Essa realidade, por tantos ano, levou ao individualismo exacerbado, mas aos poucos, estão tentando ressocializar as pessoas, reintegrando-as em comunidades experimentais.

Este é um conto um tanto complexo, a meu ver, até pela proposta (muito boa, por sinal), e por isso, acaba sendo mais longo que os demais. Achei a escrita um pouco dura, que talvez seja para reforçar a frieza das pessoas, mas isso me fez ter uma certa dificuldade para imergir nele. O fato de eu estar lendo concomitantemente outro livro de ficção científica, que também trata em certa medida de moradias familiares “isoladas”, que aparece neste conto, não contribuiu, então já reforço que o maior problema aqui foi inteiramente pessoal, de timing ruim mesmo. É, portanto, um conto ao qual gostaria de voltar, em outra oportunidade.

Por fim, o último conto, Na ponta dos sonhos, por Amanda Condasi (@amandacondasi), é um drama bem leve, encerrando o livro muito bem, com uma sensação de alento, e, para quem é fã de ballet, tenho certeza que vai amar essa história! Foi meu segundo conto preferido, e mostra a importância das oportunidades dadas às comunidades mais marginalizadas: negras, pobres e faveladas.

Acho que venho buscando agora para o fim do ano, leituras mais tranquilas mesmo, e as deste livro vieram num momento bom, tirando o timing ruim que falei acima. Mas no geral, o livro me agradou muito, e gostaria de conferir outros trabalhos desse time de mulheres incríveis.

As ilustrações e capa são de Limão (@limaocomvodka), e conta com prefácio de Ana Rosa. O livro foi publicado pelo Se Liga Editorial, através de financiamento coletivo da plataforma Kickante. Fiquei feliz de encontrar vários nomes conhecidos dentre os apoiadores que tornaram esse livro possível.

Até o momento em que escrevo este post (02/12/2022), o livro se encontra disponível para o Kindle Unlimited. Aproveitem!


Dados Técnicos do Livro:

  • Formato eBook para Kindle: ‎179 páginas
  • Autoras presentes: Ana Rosa; Maria Ferreira; Flor, Priscila; Isa & Pétala Souza e Amanda Condasi
  • Editora: ‎ Se Liga Editorial; 1ª edição (3 fevereiro 2020)
  • Tamanho do arquivo: ‎ 29658 KB
  • ASIN: ‎ B084GHRB8Q

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s