Cheguei ao livro da Cris Machado justamente por acompanhar o perfil dela no Instagram (@plantao_materno) já há algum tempo, talvez desde que me tornei mãe, não me lembro ao certo. Fato é que, com esse nome, o livro chama a atenção de qualquer mãe que a siga, porque tenho certeza que todas já experimentaram um momento de exaustão.
O livro é uma forma de acolhimento para as mães que amamentam seus bebês/crianças, que estão em busca do desmame gradual ou de novos encontros entre elas e seus filhos nessa conexão que é feita através do peito, na livre demanda. Mas mesmo para mães que não amamentam, existe acolhimento ali, ao lembrá-las que a amamentação não é o único (e nem mais importante) vínculo entre mãe e bebê, mas sim o ato de segurá-lo (holding).
Com informações preciosas, colhidas através de pesquisas (ciência, e não palpite), Cris Machado dá dicas de como iniciar o desmame gradual do bebê/criança, fazendo totalmente jus ao subtítulo de “guia afetivo sobre desmame gradual”.
A autora nos lembra também, antes de tudo, que a amamentação é ótima para bebês, mas que precisa funcionar para ambas as partes envolvidas. Se a mãe estiver exausta, talvez seja hora de repensar a amamentação. E nesse processo, toda ajuda (ajuda e não julgamento) é muito bem-vinda.
Ao ler o livro, reconheço que, se Naoki ainda mama (2a3m), é porque sou uma privilegiada, no sentido de contar com uma ótima rede de apoio que permitiu chegarmos até aqui. Por outro lado, esse é um livro que tinha muito interesse em ler, porque, embora a jornada tenha sido cheia de bons momentos juntos (muitos nem tão bons assim), parte de mim quer meus peitos só para mim de volta e quer que Naoki se relacione de outras formas comigo.
No @ da Cris já existe muita informação que pode ajudar a mãe que, assim como eu, está nesse processo de desmame, mas, talvez, prefira ler tudo assim, de forma mais organizada e num lugar só, ao invés de ter de ficar buscando a informação no feed. Por isso, mesmo que você já seja uma fiel seguidora dela, recomendo o livro.
O desmame gradual é um processo. Ela bate bastante nessa tecla, para que não haja frustração.
Fora o ótimo conteúdo, o livro ainda é impresso em papel de gramatura perfeita para quem quiser grifá-lo a torto e direito, fazer anotações e poder revisitá-las sempre que necessário. Eu com certeza irei reconsultá-lo ainda muitas vezes.
Ao final, há ainda relatos de algumas mães que seguiram as dicas da Cris no desmame e obtiveram sucesso, ainda que com muitos percalços. Acho ótimo esse extra, porque talvez algumas mães se identifiquem mais e consigam se inspirar nessas histórias. Assim, quando o mamá chegar ao fim por aqui, ficarei feliz em fazer um post a respeito, aqui no blog.
Dados Técnicos do Livro:
- Capa comum: 108 páginas
- Autora: Cris Machado
- Editora: Editora Matrescência (30 maio 2022)
- ISBN-10 : 6587056393 – ISBN-13 : 978-6587056395
Adquira o seu exemplar preferencialmente pelo site da editora.