Exaustão Não É Amor – Cris Machado

Cheguei ao livro da Cris Machado justamente por acompanhar o perfil dela no Instagram (@plantao_materno) já há algum tempo, talvez desde que me tornei mãe, não me lembro ao certo. Fato é que, com esse nome, o livro chama a atenção de qualquer mãe que a siga, porque tenho certeza que todas já experimentaram um momento de exaustão.

O livro é uma forma de acolhimento para as mães que amamentam seus bebês/crianças, que estão em busca do desmame gradual ou de novos encontros entre elas e seus filhos nessa conexão que é feita através do peito, na livre demanda. Mas mesmo para mães que não amamentam, existe acolhimento ali, ao lembrá-las que a amamentação não é o único (e nem mais importante) vínculo entre mãe e bebê, mas sim o ato de segurá-lo (holding).

Com informações preciosas, colhidas através de pesquisas (ciência, e não palpite), Cris Machado dá dicas de como iniciar o desmame gradual do bebê/criança, fazendo totalmente jus ao subtítulo de “guia afetivo sobre desmame gradual”.

A autora nos lembra também, antes de tudo, que a amamentação é ótima para bebês, mas que precisa funcionar para ambas as partes envolvidas. Se a mãe estiver exausta, talvez seja hora de repensar a amamentação. E nesse processo, toda ajuda (ajuda e não julgamento) é muito bem-vinda.

Ao ler o livro, reconheço que, se Naoki ainda mama (2a3m), é porque sou uma privilegiada, no sentido de contar com uma ótima rede de apoio que permitiu chegarmos até aqui. Por outro lado, esse é um livro que tinha muito interesse em ler, porque, embora a jornada tenha sido cheia de bons momentos juntos (muitos nem tão bons assim), parte de mim quer meus peitos só para mim de volta e quer que Naoki se relacione de outras formas comigo.

No @ da Cris já existe muita informação que pode ajudar a mãe que, assim como eu, está nesse processo de desmame, mas, talvez, prefira ler tudo assim, de forma mais organizada e num lugar só, ao invés de ter de ficar buscando a informação no feed. Por isso, mesmo que você já seja uma fiel seguidora dela, recomendo o livro.

O desmame gradual é um processo. Ela bate bastante nessa tecla, para que não haja frustração.

Fora o ótimo conteúdo, o livro ainda é impresso em papel de gramatura perfeita para quem quiser grifá-lo a torto e direito, fazer anotações e poder revisitá-las sempre que necessário. Eu com certeza irei reconsultá-lo ainda muitas vezes.

Ao final, há ainda relatos de algumas mães que seguiram as dicas da Cris no desmame e obtiveram sucesso, ainda que com muitos percalços. Acho ótimo esse extra, porque talvez algumas mães se identifiquem mais e consigam se inspirar nessas histórias. Assim, quando o mamá chegar ao fim por aqui, ficarei feliz em fazer um post a respeito, aqui no blog.


Dados Técnicos do Livro:

  • Capa comum: ‎108 páginas
  • Autora: Cris Machado
  • Editora: ‎ Editora Matrescência (30 maio 2022)
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 6587056393 – ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6587056395

Adquira o seu exemplar preferencialmente pelo site da editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s