Por um feminismo afro-latino-americano

Por um feminismo afro-latino-americano reúne quase toda a produção de Lélia Gonzalez entre anos 1975 e 1990, desde ensaios a diálogos, incluindo seu discurso na Constituinte de 1987, e, obviamente, o artigo que traz para o todo dessa obra seu título, evidenciando sua luta em firmar um feminismo indissociável da questão racial e da visão colonial.

Assim, sua produção critica o viés eurocêntrico das ciências sociais, mesmo no Brasil, e também traz para o debate do feminismo a interseccionalidade, ao tratar da dominação sexual sob a perspectiva ainda da classe social e da raça, que coloca a mulher negra numa posição de opressão diferente das mulheres brancas.

Embora possa ter algumas passagens repetidas (ponto comum em obras que costumam compilar produções de determinado autor), é um livro cujo conteúdo agrega inúmeras informações para se refletir temas muito além do feminismo negro, como o mito da democracia racial e o racismo propriamente dito.

É um livro cujos textos deveriam ser adotados com mais frequência nas escolas e nos cursos superiores de Humanas em geral.

Por possuir uma linguagem bastante acessível (exceto o último texto sobre Lacan), os temas tornam-se atraentes e são de importante debate.

Foi uma leitura vagarosa por aqui, pelo tanto de aprendizado oferecido num só lugar, e que vou guardar minhas notas e destaques para posteriores consultas.


Dados Técnicos do Livro:

  • Formato: e-book para Kindle, ‎530 páginas
  • Autora: Lélia Gonzalez
  • Editora: ‎ Zahar; 1ª edição (26 outubro 2020)
  • ASIN: ‎ B08GJSK6N5

Edição adquirida através da plataforma NetGalley. Adquira o seu preferencialmente pelo site da editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s