Sei que a frequência de posts por aqui anda ainda um pouco bagunçada, porque o ano já começa com feriado longo no mês de fevereiro e as férias da criançada (digo sentido geral, ainda sou mãe de um) vai até final de janeiro. Quando elas pegam o ritmo no embalo da rotina de ir pra escola/creche, vem o Carnaval e bagunça tudo de novo, e a produção de conteúdo fica um pouco prejudicada, porque mães, principalmente, são eternas “criadoras de conteúdo” para seus filhos (pensar refeições, pensar o que farão no dia em casa, com os pais tendo que ir trabalhar normalmente, etc.).
Mas eu queria trazer uma novidade, que já não é mais tão novidade assim, pelo menos para quem me acompanha também pelo Instagram. Este ano de 2023, o Percursos Literários é parceiro da Editora Ciranda Cultural!
Em janeiro já recebemos um kit lindo de volta às aulas (os livros foram Perigoso, O Varal das Letras e O livro de ouro do folclore brasileiro), e até rolou cupom de desconto para os seguidores; agora, no mês de fevereiro, recebemos mais um livro lindo, que é O menino, o pai e a pinha.
O livro foi recebido em duplicidade, com uma cartinha, pedindo que o outro exemplar fosse doado, já que no dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Doação de Livros. Eu não sabia dessa data e achei maravilhosa, assim como a proposta da editora.
Até agora, gostamos demais de todos os livros recebidos pela Ciranda Cultural, mas esse livro de fevereiro me deixou encantada. É uma poesia em forma ilustrações, que, nas palavras de Yuri de Franco, leva às crianças uma história linda de pai e filho que precisam reencontrar a forma de se bem relacionarem novamente. Achei um livro lindo demais, e eu simplesmente amo histórias que tragam essa relação pai-filho(a), porque, sinceramente, de relação mãe-filho(a) existem muitas opções no mercado, mas o enfoque no pai ainda é preciso ser mais explorado, para que nossas crianças cresçam sabendo que, num mundo ideal, a participação do pai na criação e educação e formação delas é tão efetiva e importante quanto a da mãe. Aliás, não estava eu mesma no começo do post falando sobre como tanta responsabilidade ainda parece recair sobre as mães? Isso só vai mudar quando a sociedade entender o papel dos homens como pais (e não como meros provedores). Quero muito plantar essa sementinha da mudança no meu filho, mesmo que ele decida nunca se tornar um pai, porque ele vai continuar fazendo parte dessa sociedade que precisa começar a mudar a forma de pensar.
Espero que vocês tenham gostado da novidade sobre a parceria e também do reels que trouxe aqui junto com o post. Se não assistiram, assistam, porque é nele que dou mais detalhes sobre a história, e no texto do vídeo tem ainda a breve sinopse do livro.
Continuem nos acompanhando aqui, que haverá mais conteúdo sobre livros infantis, sem prejuízo das minhas leituras pessoais também.
Dados Técnicos do Livro:
- Capa comum: 32 páginas
- Autor: Yuri de Franco
- Ilustrações: Ionit Zilberman
- Editora: Ciranda na Escola; 1ª edição (28 novembro 2022)
- ISBN-10: 6553840903 – ISBN-13: 978-6553840904
- Faixa etária: 4 anos +
Exemplar recebido em parceria com a Editora Ciranda Cultural. Adquira o seu preferencialmente no site da editora ou junto às livrarias de sua cidade.