Lançamentos recebidos em outubro – Grupo Editoral Record

Percebi que nunca fiz post no blog apresentando os livros que recebo das parcerias, e achei que talvez pudesse ser interessante trazê-los com o intuito de também divulgá-los, já que as resenhas propriamente ditas podem demorar mais do que o esperado às vezes.

Assim, graças à parceria do blog com o Grupo Editorial Record, o mês de outubro me rendeu a chegada de dois livros que estou muito ansiosa para ler!

selo parceria 2019

O primeiro deles é Eu, Tituba: bruxa negra de Salem, de Maryse Condé, pela Editora Rosa dos Tempos:

P_20191020_095329_vHDR_Auto

A obra-prima de Maryse Condé, em tradução da premiada escritora Natalia Borges Polesso, com prefácio da aclamada escritora Conceição Evaristo.

[Neste livro], a escritora caribenha Maryse Condé dá voz e corpo a uma das primeiras mulheres julgadas durante o pânico moral em torno das bruxas em Salem, Massachusetts, e silenciada por três séculos, devido à implacável historiografia racista.

A história de Tituba é a história das mulheres da diáspora e do povo negro. É também a história de todas as pessoas que seguem a própria verdade, em vez de professar a fé do colonizador. É a história dos e das dissidentes e dos seres de alma livre. Por isso é uma história bela e complexa, cujo final, a despeito dos infortúnios, é sempre benfazejo, pois é a história dos que resistem.

Maryse Condé anota no início deste grande romance: “Tituba e eu vivemos uma estreita intimidade durante um ano. Foi no correr de nossas intermináveis conversas que ela me disse essas coisas que ainda não havia confiado a ninguém”. Da mesma forma, quem lê Tituba poderá ouvi-la falar, a partir do invisível, e com ela aprenderá sua arte, que, por curar, desestabiliza estruturas cristalizadas, medeia novas concepções de identidades e culturas e protege as pessoas insurgentes.

Sei muito pouco sobre as “bruxas de Salem”, e creio que o livro vem numa ótima hora, não apenas para eu conhecer mais a respeito do assunto, mas também porque este ano está sendo riquíssimo para mim em leituras de mulheres negras. Nem estava dentro das minhas metas algo assim, aconteceu bem por acaso, mas tem sido uma experiência maravilhosa e enriquecedora.


O segundo livro é Nossa Casa Está em Chamas: ninguém é pequeno demais para fazer a diferença, obra conjunta de Greta Thunberg, atualmente uma das pessoas mais influentes do planeta, e sua família, pela Editora Best Seller.

P_20191020_095307_vHDR_Auto

Antes de virem jogando pedras e atacando, destaco a importância de se ter respeito, independentemente do que você acredita ou das causas pelas quais julga importante lutar ou não. Greta é apenas uma adolescente, e todas as críticas que nada tenham a ver com seu firme posicionamento em relação à crise climática não são bem-vindos aqui.

Malena Ernman é uma das cantoras de ópera mais famosas da Suécia e vive uma vida incrível e peculiar, viajando pelo mundo com o marido, Svante Thunberg, e as duas filhas. Mas quando a filha de 8 anos do casal para de comer repentinamente, toda a sua vida de desestrutura. Com uma grave depressão, Greta só consegue comer pouquíssimo a cada dia e perde dez quilos em dois meses. Malena e Svante lutam contra os sistemas de saúde e escolar suecos tentando obter o diagnóstico e o tratamento adequados para sua filha, que por fim é diagnosticada com Síndrome de Asperger (entre outros transtornos neuroatípicos). Mais tarde, a caçula, Beata, começa a apresentar alguns sintomas e também é diagnostica com Asperger, TOC, TOD, e TDAH.

Greta tinha apenas 8 anos quando assistiu a um documentário sobre a crise climática e se perguntou como era possível que ninguém falasse a respeito? Como os políticos e outros adultos podiam se interessar sobre qualquer outra coisa quando algo tão catastrófico – e diretamente ligado à nossa sobrevivência – estava acontecendo?

Com sua memória fotográfica Greta começou a estudar tudo o que se sabe – e que não se divulga abertamente – sobre a crise climática e como ela é apresentada na mídia. Convencer seus pais a mudar o estilo de vida de toda a família foi o primeiro sinal da obstinação da garota e de seu poder de persuasão. Em seguida ela decidiu convencer o mundo a fazer a mudança agora, antes que seja tarde demais.

Considerada pela revista Time uma das líderes da próxima geração e uma das adolescentes mais influentes do mundo, Greta iniciou uma jornada que culminou em uma greve estudantil mundial e na sua indicação ao prêmio Nobel da Paz. Nossa casa está em chamas traz uma coleção de relatos escritos pela família e organizados por Malena Ernman, e também reúne os discursos poderosos e inspiradores de Greta Thunberg.

Estou bem curiosa principalmente para ler os discursos de Greta, mas também tenho muito interesse em tudo que gira em torno do assunto Síndrome de Asperger.


Vocês gostam de saber dos livros que recebo através da parceria para ficarem por dentro dos lançamentos, ou acham dispensável? Eu sempre divulgo eles no Instagram, em todo caso, mas a verdade é que, tirando uma pequena parcela, a maioria das pessoas que formam o público de cada mídia é diferente, e talvez aqui no blog o público acabava ficando em uma desvantagem maior, já que sempre há mais divulgação, de um modo geral, no IG, embora as postagens tenham um limite de caracteres bem restringível.

Caso tenham gostado da ideia, me digam, que eu continuarei trazendo os recebidos. Se acharem dispensável, manterei o formato de posts de livros com resenhas, receitas e “percursos” relacionados apenas.

 

 

4 comentários Adicione o seu

  1. Acho interessante posts assim, pois existem algumas pessoas que não gostam de ler resenhas, então você apresenta o livro com um mínimo de informações sobre ele.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Obrigada pela opinião, Gio. Nunca havia pensado assim!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Monica disse:

    A divulgação da parceria é interessante!
    Há um critério para escolha dos livros enviados?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Mais ou menos. A editora se baseia nos livros que costumam ser resenhados aqui no blog.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s