Apropriar-se de um texto alheio é uma forma de renascer de si mesmo, descobrindo-se detentor de muitas vozes e realidades.
É o que nos diz Michèle Petit, em A arte de ler ou como resistir à adversidade. Não com estas palavras, claro. Roubei parte da essência de sua escrita, compartilhando-a com meus próprios dizeres e contextos.
E é sobre essa apropriação que o livro Roube como um artista, de Austin Kleon, se refere.
Através de sua rápida leitura, o designer e escritor oferece, de forma ilustrada e bem-humorada, 10 mandamentos para manter-se criativo, mesmo em plena era digital.
Embora à primeira vista nenhum dos 10 mandamentos pareça uma novidade, a grande sacada do autor é justamente como ele os expõe e os estrutura. Cada capítulo contém uma citação, que ele, como escritor, elabora brevemente e, como designer, a torna parte de sua própria arte. Além disso, Kleon repreende o leitor que insinua que determinada obra (inclusive essa) poderia ser feita por qualquer pessoa, destacando que a diferença está justamente entre os que fazem e os que não fazem.
A simplicidade, portanto, não é demérito algum. Na verdade, o designer mostra como as ferramentas que precisamos para exercer nossa criatividade (em qualquer área) está facilmente a nosso alcance.
Não leia o livro como uma obra de autoajuda; desfrute dela como você faria sempre que busca inspiração para um trabalho, como quem passeia num parque, num museu, folheia revistas e catálogos, assiste a bons filmes e troca ideias com um amigo. A experiência é sempre mais proveitosa quando estamos abertos a diferentes perspectivas.
E foi pensando nisso que convidei para uma colab a perspectiva de um artista para estampar o post. As imagens, esta de capa e as demais que você pode ver no post do insta, são do fotógrafo e bordador @thomasueda.
Dados Técnicos da edição lida:
E-book: 156 páginas ASIN : B00EJN2NHM Editora : Rocco Digital; 1ª edição (1 julho 2013) Autor: Austin Kleon Tamanho do arquivo : 3821 KB Leitor de tela: Compatível |
Essa imagem está muito foda sério, quanto ao livro já faz um tempo que li e me ajudou muito quando coloquei as dicas em prática por mais simples que parecem ajudam a manter o fluxo, talvez esteja na hora de reler.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Linda a foto, né? Thomas arrasa sempre!
E bem isso que você falou, as dicas nele ajudam a gente a manter o fluxo!
CurtirCurtir