The Tea Dragon Festival (#2)

Li em outubro o volume 2 da HQ The Tea Dragon Society (cujo post ficou só no insta – repost abaixo)

Estava muito ansiosa por essa leitura e acabei colocando ela no meio de outras tantas porque estava ficando desanimada com o andamento das leituras de outubro. Parecia que seria um mês improdutivo de leituras (e consequentemente, de posts). E foi a melhor decisão que tomei em termos de leitura, porque consegui concluí-la numa única sentada, que aproveitei um longo e gostoso cochilo do Naoki para fazê-la.

Assim como no primeiro volume, a HQ transborda amor e fofura. Mas temos novos personagens, que são apresentados ao leitor logo antes da história (formato que curti muito porque facilita bastante a transição do momento pré-leitura e leitura em si, já que eu tenho muita dificuldade de engrenar nas histórias de um modo geral), além do Sr. Hesekiel e Erik, que já aparecem como casal no #1.

Aqui, temos Rinn, que é um aspirante a cozinheiro e conhece os melhores lugares e pontos da floresta para colher ingredientes como ervas e vegetais. Na HQ, o personagem é apresentado como “they”, no que lhe diz respeito ao gênero. Sinceramente, eu não sei como traduzir, e se alguém aqui souber, peço gentilmente para me procurar na DM no meu insta e trocar umas ideias. Até porque, nos meus assistidos favoritos de outubro, um dos vídeos tinha justamente essa questão, sobre a identidade de gênero de Linh Truong (maravilhosa) e fiquei curiosa sobre o uso correto da tradução. Por ora, vou deixar o post com a flexão de gênero no ele/ela, mais por conta da gramática (e da minha ignorância em como abordar devidamente o assunto) do que qualquer outro motivo, para que eu consiga resenhar o livro e o texto possa fluir. Isso dito, vamos continuar 🙂

Outro personagem é Aedhan, um jovem dragão que tinha o dever de proteger uma comunidade, mas acaba dormindo por 80 anos e, ao acordar, quer reparar os efeitos do tempo perdido.

Destaque para a acessibilidade da HQ também, que além da linguagem escrita/sonora (ao ser lida em voz alta), também conta com a linguagem de sinais no inglês americano, através das próprias ilustrações da autora e ilustradora Kay O’Neill. Quando eu falo que essa HQ é puro amor, é em todos os sentidos! Por mais livros assim, gente! ❤

Pela apresentação dada aos personagens no início do livro, já é possível ter uma ideia do que iremos encontrar na história. Rinn conseguirá se tornar um cozinheiro? A resposta é sim. Desculpa o spoiler, mas não é o fato de ele se tornar um cozinheiro o que importa ou não. Essa é, na verdade, a pergunta errada. Com o talento dele, ele sempre foi um exímio cozinheiro. A questão é, numa pequena comunidade, como esse talento pode ser utilizado a seu favor dos outros? É isso que a HQ vai mostrar aos leitores. Da mesma forma, Aedhan busca reparar um efeito negativo de sua ausência, mesmo que ele não tenha sido o culpado por essa ausência. Acho essa consciência dele muito importante para refletir justamente sobre reparações históricas aqui, no mundo real mesmo. É uma questão que ainda precisa ser muito trabalhada, porque o que se vê são muitas pessoas que dissociam a responsabilidade da culpa a ponto de negar que exista algo a ser reparado, afirmando que, como sociedade, não devemos nada àqueles que historicamente foram perseguidos, torturados, escravizados, etc., negando, assim, toda a estrutura existente para manutenção dos mesmos privilégios que seus antepassados tiveram.

Rinn não é apenas um cozinheiro, é a pessoa que irá ajudar a Aedhan a fazer as pazes com o seu passado, que só pode ser corrigido olhando-se para o futuro. Essa é uma das maiores lições da HQ, e também para os próprios personagens.

Eu estou cada vez mais apaixonada por essa HQ e sigo agora com ainda mais expectativas sobre o #3. Uma HQ imperdível, sobre tolerância, em tempos que o ódio continua existindo, sob a superfície do amor.


Dados Técnicos do Livro:

  • Formato: e-book para Kindle,‎ 135 páginas
  • Editora: ‎Oni Press (18 setembro 2019)
  • Autora/ilustradora: ‎ Kay O’Neill
  • ASIN: ‎ B07V6S4S22
  • Tamanho do arquivo: ‎ 326706 KB
  • Idioma: Inglês (EUA)

*Exemplar lido através do Kindle Unlimited em outubro de 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s