Minha História – Michelle Obama

Minha História, de Michelle Obama traz um recorte autobiográfico focado em sua trajetória da infância na Euclide Avenue, em Chicago, até deixar a Casa Branca, após a saída de Barack Obama da presidência, depois de dois mandatos.

Como toda leitura que faço, o começo sempre é um pouco confuso, até eu conseguir de fato imergir em sua narrativa. Essa imersão demorou um pouco mais nesse livro, mas mais porque não estava conseguindo dedicar muito tempo de leitura nos primeiros dias. Ainda assim, era algo que estava pesando na minha experiência com o livro. Até que de repente engatei numa marcha prazerosa de leitura e ao final, muito emocionada, decidi que a dificuldade sentida no começo não poderia de forma alguma desvalorizar a escrita maravilhosa de Michelle Obama e que seria injusto dar menos que 5 estrelas.

Peguei o livro emprestado de minha mãe, e acho que toda leitura que tenho oportunidade de fazer depois dela (que marca a lápis trechos que ela gosta, concorda, etc), é sempre uma forma de também conhecer melhor quem é essa mulher que tanto amo.

Assim, somadas à honestidade que senti com as palavras de Michelle em todo o livro, as passagens destacadas por minha mãe – sobretudo sobre sua infância e sobre suas filhas – tornaram essa uma leitura única e muito especial, pela qual também pude ter um novo olhar sobre o próprio Barack Obama e ter lamentado ter sido tão alienada politicamente falando, nos anos em que Obama esteve à frente da Chefia de Estado e de Governo dos EUA.

Muitos trechos ao final reverberam nossa situação no Brasil, com o avanço da simpatia pela extrema-direita, o que me deixou também com um nó na garganta difícil de engolir. Ainda assim, ela finaliza o livro com um sentimento de esperança que é inerente à grande mulher que ela é, me deixando bastante curiosa também para ler algum dos livros de Barack Obama.

Não sei vocês, mas eu tenho o costume de ler a resenha de outras pessoas no Goodreads assim que finalizo uma leitura. Fiquei triste, mas não impressionada com o número de comentários no sentido de que não gostaram do livro (apesar de gostarem de Michelle, é o que diziam), porque ela bate muito na tecla da questão racial, de ficar apontando quando determinada pessoa era branca ou negra, e que, portanto, ela era racista em relação às pessoas brancas. Esse tipo de coisa sinceramente me cansa demais e nem merece uma resposta digna. Só tenho energias para revirar os olhos quando me deparo com esse tipo de pensamento, torcendo que alguém mais paciente explique para as pessoas brancas que não existe racismo de pessoa negra ou de cor para pessoa branca.

O que eu gostaria de destacar, porém quanto a tudo isso, é que achei simplesmente lamentável que Michelle tenha tido que passar várias partes do livro se justificando pela sua fama de “mulher negra raivosa”, como era vista (acredito eu que por pessoas brancas). Michelle é uma mulher inteligentíssima, cujo intelecto repercute em sua escrita coesa e sólida, não no sentido de usar palavras duras, mas de escolher as palavras que reflitam exatamente o que ela pensa, sem distorções. Por isso senti que sua escrita é a mais honesta possível. Vejo nela uma mulher de princípios e de moralidade íntegra, que persegue seus próprios sonhos, uma mãe dedicada e uma esposa companheira e leal. É uma pena, infelizmente, que toda sua luta pela representatividade de mulheres negras em posições de poder, de prestígio, e o fato de apontar isso ao longo de todo o livro como uma abordagem inclusive muito branda da questão racial nos EUA seja visto por muitos como uma postura agressiva e de ódio em relação às pessoas brancas.

Quem ler e não gostar da escrita dela meramente por esses mesmos motivos que fizeram tanta gente não atribuir uma boa nota para o livro (o tal do racismo às avessas – nada mais errôneo e ridículo), eu só posso também lamentar.


Dados técnicos do livro:

  • Capa comum‎: 464 páginas
  • Autora: Michelle Obama
  • Editora‎: Objetiva; 1ª edição (13 novembro 2018)
  • ISBN-10‎: 854700064X – ISBN-13‎: 978-8547000646

Publicidade

5 comentários

  1. Adorei o livro, foi um presente de meu filho! Durante a leitura, eu relembrava alguns momentos ao longo de minha vida, principalmente, da infância e adolescência.
    A minha descendência asiática e origem humilde renderam muitas situações de semelhança e identidade durante a leitura.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s