Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozie Adichie

Recentemente tive a grata surpresa de descobrir que o e-book pela Companhia das Letras Sejamos Todos Feministas, da escritora Chimamanda Nzgozie Adichie, está disponível na Amazon sem custo algum, então finalmente eu fui ler o livro.

chimamanda
Foto: Divulgação

Assim que comecei, porém, vi que o livro na verdade era uma adaptação do discurso dela numa conferência da TEDxEuston, em 2012, e daí acabei vendo primeiro o vídeo, para depois ler o livro.

Como já havia dito no post de Para Educar Crianças Feministas, não estou lendo os livros de Adichie na ordem cronológica de publicação. Sejamos Todos Feministas, inclusive, foi publicado antes dos que eu li (o outro foi No seu Pescoço, que tem resenha aqui no blog também). Simplesmente estou lendo na ordem em que os livros dela chegam até minhas mãos. E convenhamos que ler de graça é sempre um privilégio do qual ninguém deveria fazer pouco caso. Americanah, portanto, que estava planejada como a próxima leitura da escritora nigeriana terá de esperar ainda uma oportunidade.

Mas, assim como eu tive acesso ao vídeo (pelo Youtube) e ao e-book, ambos de graça, não há mais desculpa para você não conhecer absolutamente nada de Chimamanda. O vídeo tem cerca de 30 min. Esse tempo você gasta facilmente navegando nas redes sociais ou mesmo na Netflix, certo? Então, já que está aqui (pois é, blogs não ficam de fora das mídias sociais), aproveite para ver o vídeo abaixo. Principalmente se você é mais preguiçoso para ler. Mas já adianto que eu gostei mais da tradução da Christina Baum, no livro — embora as diferenças sejam mínimas, e é bem provável que você leia o livro no mesmo tempo que levaria para ver o vídeo. Eu o li num breve intervalo no meu trabalho. Foi bem rápido mesmo.

Ambos os formatos, porém, funcionam muito bem. Enquanto no vídeo, por ser uma palestra, Chimamanda se vale de algumas tiradas de humor a mais que no livro, no livro temos um texto mais enxuto, com excelente uso de pausas através de simples pontuação gramatical. Assim como Para Educar Crianças Feministas, é um texto de linguagem simples, mas impactante na exposição de suas ideias. Seja qual for sua opção, ler ou ver (ou como eu, ambos), apenas o faça! Ah, e repare bem no título:  Sejamos TODOS Feministas. Sim, homens também.

Creio que este post seja mais uma divulgação que uma resenha, até porque, não há como resenhar um livro tão breve, exceto destacar sua relevância e incentivar sua leitura.

Melhor citação do livro:

A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura.


Informações adicionais sobre o e-book: 

Formato: eBook Kindle – Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda

Tamanho do arquivo: 3586 KB

Número de páginas: 38 páginas

Editora: Companhia das Letras (26 de setembro de 2014)

Idioma: Português

ASIN: B00NXYVW4S

3 comentários Adicione o seu

  1. Já este livro e gostei muito da escrita e das ideias da Chimamanda. Ainda pretendo ler outros livros dela. ♥

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bia Ribeiro disse:

    Esse livro é maravilhoso! E também é uma ótima forma de começar a ler os trabalhos da autora, por ser um livro tão curto e fácil de ler, mas que, ao mesmo tempo, nos diz muito. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Monica disse:

    Seguirei o seu incentivo. Assistirei ao vídeo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s