Tag: Frases de Mãe

Pois é, estou um pouco atrasada, mas resolvi postar mesmo assim a Tag #FrasesdeMae, que a Gio do Atraídos pela Leitura me desafiou a responder. São frases clássicas ditas pelas mamães e que devemos associar a algum livro. Como ainda estamos no mês das mães, achei que tudo bem responder, mas para dizer bem a verdade, ainda bem que eu mesma não ouvi a maioria delas, embora, sim, bem famosas hahaha. E, claro, deixando os créditos, a TAG foi criada pela Tati Salazar (Coleções Literárias) e pelo Márcio Silva (Um Baixinho nos Livros). Se você for responder a essa Tag também, não deixe dar os devidos créditos e adicionar a imagem da Tati (acima) ou a que você encontra no blog do Márcio, especificamente para o desafio.

  • 1) “Eu vou contar até 3…” – Um livro que você não via a hora de acabar:

Sinceramente, embora tenha amado, um livro que achei bem longo e às vezes cansativo foi “Americanah” – Chimamanda Ngozi Adichie

  • 2) “Se você falar isso de novo te arrebento os dentes” – Um livro que você não suporta que falem mal:

Até hoje na verdade, nunca ouvi alguém falando mal, mas com certeza, se viessem justamente pra mim falando mal de “Um Homem Chamado Ove” – Fredrik Backman, eu ficaria furiosa (mas elegantemente com cara de paisagem)

  • 3) “Se você correr vai ser pior” – Um livro que você corre dele, mas sabe que um dia vai ter que ler:

Não estou correndo dele, mas talvez com medo de ler agora e achar muita coisa pra minha cabeça no momento: “Os Testamentos” – Margaret Atwood.

  • 4) “Vem comer senão esfria” – Um livro que você leu logo que lançou:

Li assim que chegou pela Intrínsecos o livro “O Construtor de Pontes” – Markus Zusak

  • 5) “Você não é todo mundo” – Um livro que todo mundo odeia, menos você:

Não creio que todo mundo odeie o livro, mas como ele geralmente é cobrado como leitura obrigatória nas escolas, as pessoas tendem a não gostar de “O Ateneu”, Raul Pompeia, e é um dos meus livros nacionais favoritos. Até comprei uma edição que achei linda, da Zahar.

  • 6) “Quantas vezes eu já disse pra não fazer isso?” – Um personagem que mais te irritou e fez burrada:

Acho quem uma das personagens que mais me irritaram de todas minhas leituras foi a mãe de Ada, em A Guerra que Salvou a Minha Vida” – Kimberly Brubaker Bradley.

  • 7) “Não, quando digo não é não!” – Um livro que você não lerá, não importa o quanto as pessoas falem bem:

Acho que nunca vou ter psicológico, estômago, coragem (chame do que quiserem) de ler “Lolita” – Vladimir Nabokov.

  • 8) “Não mente pra mim!” – Um personagem mentiroso ou um personagem que te enganou direitinho:

Aqui temos que ter cuidado para acabar não escolhendo um personagem que acabe dando spoiler só por ser mencionado hahaha. Por isso, vou ficar com um bem óbvio: Pinóquio.

  • 9) “Coração de mãe não se engana” – Um livro que te conquistou pela capa e a leitura foi ainda melhor:

Comprado com certeza pela capa e que amei ler mesmo assim foi: “Estamos Bem” – Nina LaCour.

  • 10) “Tá chorando sem motivo por quê? Peraí que vou te dar um motivo pra chorar!” – Um personagem chorão que te fez raiva:

Tive muita raiva do jeito mimado da personagem Catherine Earnshaw, de “O Morro dos Ventos Uivantes” – Emily Brontë.

  • 11) “Come só mais um pouquinho” – Um livro que fez você dizer “vou ler só mais um pouquinho”:

O último livro que me recordo de ter tido essa sensação de não conseguir largar foi “Os sete maridos de Evelyn Hugo” – Taylor Jenkins Reid.

  • 12) “Quantas vezes vou ter que repetir?” – Um livro que você teve ou terá que reler para entender melhor:

Eu teria que reler “Arrecife”, de Juan Villoro. Nem fui capaz de escrever uma resenha dele.

  • 13) “Não fez mais que sua obrigação” – Um livro que você leu por “obrigação”:

Não é porque a gente lê por obrigação que não gosta, certo? Li “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis como uma leitura obrigatória da escola (e para o vestibular), mas ele é meu livro de literatura brasileira favorito.

  • 14) “Coração de mãe sempre cabe mais um” – Os três próximos livros que você está louco(a) pra comprar:

Falando em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, como da primeira vez eu o li emprestado da biblioteca da escola, e depois em e-book, até hoje não tenho ele em edição física. Mas quando for comprar, quero a edição lindíssima da Carambaia, porque acho que o livro merece! Fora ele, também quero muito “Todas as Cores do Céu” – Amita Trasi, e “Us Against You”, do Fredrik Backman (sim, quero todos os livros dele!).

  • 15) “Isso, quebra mesmo, não foi você quem pagou!” – Um livro que você emprestou e voltou irreconhecível:

Um livro que foi bem maltratado depois de emprestado foi “Uma História de Solidão” – John Boyne. É meu livro favorito do autor, e é o mais deteriorado dos livros dele, infelizmente.


E essas foram as perguntas e respostas minhas para essa TAG. Gostaram? Você se identificou com alguma das minhas respostas? E ouviram realmente essas frases da mãe de vocês? Acho que dei trabalho pra minha mãe, sem dúvida, mas estou começando a achar que nem tanto assim, pra ter escapado da maioria delas hahaha.

6 comentários

  1. Amei as respostas e quando vejo o nome de Fredrik Backman só me lembro de vc por causa do livro “Minha avó pede desculpas” e que bom que “Memórias Póstumas de Brás Cubas” tb é seu livro nacional preferido. “O Ateneu” eu li uma parte e acabei deixando, mas eu ainda quero ler. ❤

    Curtir

    1. Bom ser lembrada por um autor que amo hahaha. E ah, acho Memórias Póstumas insuperável! O Ateneu eu acho pesado, mas acho que na época que li da primeira vez ele me marcou muito e por isso gosto tanto dele. Obrigada por ter compartilhado essa TAG, se não fosse por vc, eu nem teria conhecido ela. Foi bem divertido respondê-la 🙂

      Curtido por 1 pessoa

    1. Eu geralmente não leio os livros que todo mundo está lendo no momento, mas essa foi uma exceção porque a recomendação veio de um amigo que eu super confio! E nossa, adorei! Leia sim! A Guerra que Salvou a Minha Vida é lindo demais, né? ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s